sábado, 13 de abril de 2013

Você está treinando certinho???

Alguns corredores tem me perguntado do porque não consegue alcançar os seus objetivos, como por exemplo baixando o seu tempo em determinada corrida ou não conseguindo emagrecer.

Estou praticando esportes, mas não estou crescendo como queria...Por que???

Você tem certeza absoluta que seu treino, sua dieta, sua suplementação e seu descanso estão de acordo com seu objetivo?

Muita gente diz que tem uma dieta equilibrada, aí você vai olhar e se depara com achocolatado, açaí, salgado assado, mussarela, massas congeladas, milanesa, doces e outras pérolas...Para não falar horas e horas sem comer durante o dia. E aquela compulsão por carboidratos refinados a noite.

Comer pouco pra perder peso não significa que está correto. Se você pretende ter um corpo "perfeito" a sua dieta não pode ser nada menos do que perfeita. Seu corpo não quer saber se você trabalha, se estuda, se não tem tempo nem condição de comer a coisa certa na hora certa.

A dieta é o combustível do corpo. Que tipo de combustível você está usando em seu corpo? Nada, absolutamente nada substitui a comida de verdade.

Suplementos são importantes, mas não fazem milagres. Claro que a suplementação adequada ajuda demais. Eu diria que a partir de um determinado nível de exigência em resultados, eles são fundamentais. Mas o excesso de suplementos pode ser prejudicial.

Muita gente que toma tanto suplementos, de maneira tão errada perde a fome. Fica inútil e mais caro do que se comesse bem de verdade.

Quem quer crescer com qualidade, tem de seguir um plano alimentar de boa qualidade (Consulte uma nutricionista esportiva). Você está fazendo várias refeições por dia contendo proteínas completas, carboidratos complexos, gorduras boas, frutas, verduras, minerais e vitaminas??? Você ao menos sabe quantas calorias você precisa comer para crescer e/ou definir?

Cuidado com seu descanso. Se você não dormir uma boa quantidade de horas por noite - sono de qualidade, não tiver dias de descanso real (portanto nada de virar noites e noites dos fins de semana fritando em baladas), e longe do álcool - a pior desgraça para quem quer manter saudável, então esqueça o álcool.

E por último, treine, mas treine mesmo. Muita gente não sabe reconhecer o que é uma planilha adequada de treinamento. Isso é coisa para um técnico de corrida acostumado com os treinos. O professor que monta a sua planilha nem sempre tem compromisso com seus resultados.

Aliás, às vezes nem você mesmo tem...tem pessoas que vão treinar, mas não foca no treino, vive conversando, paquerando, vendendo coisas, tudo menos pegar no pesado nos treinos. Se não pegar pesado, com ritmo, intensidade, tempo contado, exercícios educativos...Será muito difícil de alcançar bons resultados.

Aí aparece um amigo seu com uma genética abençoada (sim, isso existe!!!). O sujeito obtém resultados maravilhosos. Aí muitas pessoas sentem inveja, mas não gosta de pegar pesado nos treinos.

Te digo, sem dieta adequada, suplementação, treino e descanso corretos, pode não dar os resultados esperados. E ainda te estragar muito a sua saúde se você não souber treinar direito.

Sempre falo para os amigos, comparo um bom corredor com uma casa sendo construída, em que dia após dia o pedreiro vai lapidando ela, assentando tijolo por tijolo até a casa ficar pronta e é assim também acontece com os corredores, pega no pesado nos treinos, alimentando bem, hidratando bem e descansando bem. Assim você obterá bons resultados.

Mais uma vez pergunto: Você tem certeza absoluta que a sua vida está de acordo com o seu objetivo? Você está fazendo tudo corretamente??? Compreende o porque do acompanhamento especializado pode ser decisivo em sua vida???

Portanto fica aqui a dica!!!

14 comentários:

  1. Jorge,
    Para quem busca performance, as dicas estão claras e objetivas.
    Excelente! Obrigado.
    E a 300ª corrida, quando será?
    Abração!
    Gilmar
    www.fotocorridagilmar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas Jorge. Sempre tive dúvidas com relação ao álcool, mas o ideal é não beber mesmo.

    Abraço.
    corridaporprazer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo meu irmão querido, assino em baixo do que falou!
    Esta corretíssimo, as vezes nós humanos, queremos ser super humanos!
    Bj
    Fabi Gaúcha Carioca

    ResponderExcluir
  4. Parceiro vc esta correto mais a verdade é que para ter um bom resultado o corredor precisa de uma orientação de um profissinal de EDUCAÇÃO FÍSICA E NÃO UMA PLANILHA DE SISTEMA DE COMPUTADOR QUE É OFERECIDA PELAS MARCAS ESPORTIVA . A pessoa tem que ter uma avaliação de um profissinal e depois dessa avaliação e que ele vai ter uma orientação adequada e claro também o foco do corredor em levar a serio os seus treinos .

    ResponderExcluir
  5. Aeee Jorge mandou super bem no post, citou todos fatores para o sucesso...
    Rogerio Queiros

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas Jorge,

    Concordo que é importante o treino com foco. E mais importante ainda é uma boa orientação (ou estudo, para os autodidatas), tanto nutricional como esportiva e, em alguns casos, até acompanhamento médico para quem precisa.

    Abraços e sucesso,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
  7. Excelente matéria!!! Parabéns pelo excelente trabalho que você faz, acompanho seu blog e seu face há alguns anos, e olha tenho tirado muito proveito dos seus comentários.....valeu!!!!
    Andre Santos

    ResponderExcluir
  8. Como sempre arrasando e ajudando muito os amigos.Adorei o post!!!
    Gloria Macedo

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas, Jorge !! E uma boa dose de cobrança, implicando uma séria autorreflexão para cada um de nós, que corremos por amor, mas não deixamos a performance de lado. Abçs, GIBA.

    ResponderExcluir
  10. Olá Jorge.
    Muito obrigado pelas dicas.
    Eu às vezes até sinto que posso fazer mais do que o treinador manda, mas procuro me manter fiel às orientações dele.
    E tem dado resultado!
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Jorge Ultramaratonista, Muito bom e dicas valiosas !! Vou sempre ler pode deixar!!!
    Melhora logo dessa torcicolo!!
    Marcus Rocha

    ResponderExcluir
  12. Jorge Ultramaratonista, Muito bom e dicas valiosas !! Vou sempre ler pode deixar!!!
    Melhora logo dessa torcicolo!!
    Marcus Rocha

    ResponderExcluir
  13. Se treinar certo (sob a orientação de profissional habilitado, com exames periódicos), seguindo as planilhas, controlando alimentação e repouso, NÃO TEM como NÃO EVOLUIR em termos de desempenho (exceto se a pessoa tiver alguma doença ou condição especial ou que já tenha alcançado seu ponto máximo). Algo muito importante - e que, em regra, se negligencia - é o repouso adequado e o treinamento regenerativo. Após uma prova ou treino forte, é indispensável o descanso (que incluiu não apenas não treinar ou competir, mas, também, não executar trabalho ou atividade de lazer muito exigente do ponto de vista físico), senão a recuperação e o ganho em desempenho ficarão prejudicados. Além disso, como você disse, é preciso um olhar crítico, sincero e realista sobre o treino, a alimentação e o descanso, para que se possa constatar, com precisão, a evolução em termos de condicionamento e desempenho.
    João Pedro Xavier

    ResponderExcluir
  14. Excelente matéria
    Mostra a responsabilidade de ter foco no que realmente interessa a saúde.
    Abraço felicidades

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista