sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Clínica Tálus - Podoposturologia

Estamos no começo do ano de 2013, eis que pinta mais uma nova parceria para as minhas corridas...Pois a Clínica Tálus agora é a mais nova parceira do Blog Jmaratona e hoje dia 11 Jan 2013 (6ª feira) compareci na Tálus para os exames.

Você sabia que a pisada errada pode influenciar muito na sua postura??? Quando a sua pisada está errada o corpo fica desequilibrado, gerando alterações posturais não só no pé, mas também no joelho, quadril, coluna vertebral chegando até a alterações na cabeça.

Tálus é uma empresa especializada na área da Podoposturologia, eles realizam os seguintes exames: Baropodometria (teste da pisada) e Estabilometria (teste do equilíbrio) e também trabalha na produção de palmilhas posturais proprioceptivas após alguns exames realizados.

O processo de atendimento consta no seguinte: Anamnese, exame clinico postural, baropodometria, estabilometria, e se for constatada que a alteração postural pode ser reequilibrada pelos pés, eles irão produzir uma palmilha que tem o intuito de corrigir a postura, e não somente a pisada.

A Podoposturologia é uma técnica de origem francesa que visa realizar uma reprogramação postural muscular através de um estímulo podal por palmilhas posturais, ela busca integrar os conhecimentos entre a posição dos pés e a postura..

Tive o prazer de ser acompanhado pela minha filha Bruna, foi até bom porque ela serviu de fotógrafa...Valeu filha.

Após uma conversa com o Dr. Felipe foram realizados os seguintes exames:
1 - Anamnese, que nada mais é do que o bate papo que foi realizado inicialmente;
2 - Exame clínico postural: é o momento aonde foi avaliado a minha postura, observando os desnivelamentos que possa possuir, observamos o alinhamento dos pés até a cabeça passando pelos joelhos, quadris, coluna vertebral, ombros, além disso observamos possíveis retrações musculares;
3 - Baropodometria estática: exame realizado em plataforma barossensível (sensível a pressão) para detecção da descarga de peso e pressão plantar em ambos os pés. Temo o objetivo de detectar os padrões de deslocamento da postura. É realizado com o paciente de pé em posição estática;
4 - Baropodometria dinâmica: tem o mesmo objetivo da estática, porém acrescenta-se a possibilidade de análise do tipo de pisada, verificando assim de a pisada é neutra, pronada ou supinada; e
5 - Estabilometria: exame que avalia as oscilações corporais e consequentemente o equilíbrio.
Com os dados obtidos consegue verificar se a postura e a pisada pode ser corrigida através da palmilha postural proprioceptiva, que é diferente da palmilha ortopédica, pois a modificação da postura e na pisada e não somente da pisada.

Segue abaixo o laudo feito pelo Dr. Felipe:
Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 2013
                O paciente Jorge Cerqueira Souza Filho foi examinado por mim, tendo sido detectado padrão de deslocamento corpóreo centralizado, mantendo a pressão normal detectada na baropodometria estática, ressaltando o ponto de pressão máxima de 990 g/cm² no retropé esquerdo e de 900 g/cm² em retropé direito, além de 893 g/cm² no antepé esquerdo e 741 g/cm² em antepé direito.
                Na baropodometria dinâmica o mesmo apresentou a pisada neutra, com leve deslocamento corpóreo anterior, porém dentro dos padrões de normalidade, tendo em vista ainda que o mesmo relata nunca ter tido desconforto nem quadro álgico no seu per e pós atividade física.
                No exame estabilométrico o comprimento de linha se encontrou dentro da normalidade, 61,5mm, e a área de 4,5 mm², o que demonstra um quadro também dentro da normalidade.
                Foi confeccionada palmilha postural esportiva sem peças podais para melhor absorção do impacto na fase de contato, e melhora da performance  na fase de propulsão, agindo assim de forma preventiva.
                Seguem os exames em anexo.
Dr. Felipe de O. Santa Rita
Fisioterapeuta
CREFITO 30908
Segue abaixo algumas fotos:
Sendo analisada a minha postura

Postura e Teste da Pisada 


Pisando no Plantígrafo (moldura dos pés)

Moldando as Palmilhas

 
Palmilhas moldadas

Finalizando as Palmilhas

 Palmilhas prontas para serem utilizadas 
Obrigado pela parceria Dr. Felipe, com certeza essas palmilhas me ajudarão muito nas minhas performance nas Ultramaratonas para maiores detalhes acesse: www.talus.net.br
Obs: Para que todos entendam tanto o teste de baropodometria e estabilométrico acima deu tudo normal, ou seja não preciso de utilizar PALMILHA POSTURAL, a palmilha acima é o modelo esportivo para melhora de performance. 

Faça também uma visita a Clínica Tálus
Dr. Felipe Santa Rita
Av. Presidente Vargas 962, Sala 1514
Centro – Rio de Janeiro – RJ
Tel: 21 2223-1845 / 6838-0513 / 

3 comentários:

  1. Legal! Sou fisio e vou fazer um curso de podoposturologia em abril! Isso é tudo de bom! Abçs!
    Elaine Pereira

    ResponderExcluir
  2. Grande satisfação ter atendido este grande atleta.
    Felipe Santa Rita

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista