domingo, 13 de janeiro de 2013

A importância do café da manhã para praticantes de atividade física

Para os atletas a alimentação matutina, serve como combustível para um maior desemprenho do corpo durante a atividade física.

Muitas vezes, com a pressa de conseguir conciliar todas as atividades do dia, alguns corredores acabam deixando de ter uma alimentação mais equilibrada para conseguir praticar o esporte. Quando tratamos do café da manhã por exemplo, isto pode não ser uma boa idéia.

Responsável por repor as energias e os nutrientes gastos pelo sono, a refeição matinal é de extrema importância para os corredores que preferem as primeiras horas do dia para dar suas passadas. Contudo, ter um bom café da manhã, não é sinônimo de comer muito, mas sim ingerir os nutrientes indispensáveis para um bom dia de treino e de outras tarefas.

Quando dormimos, embora continue trabalhando em um ritmo menor, as funções básicas como respirar, o funcionamento do coração, manutenção da temperatura corporal e a circulação sanguínea são mantidas e para isso, o corpo consome em média 60Kcal por hora de sono. Portanto, a primeira refeição do dia é responsável por repor a energia consumida durante o sono e fornecer “combustível” para retomar as atividades do dia.

Isso é válido para qualquer indivíduo, seja ele praticante ou não de qualquer atividade física!

A matéria acima me foi enviada pela Dra. Jaqueline pois a conheço e recomendo:
Dra.Jaqueline Araujo
CRN4 11101020
Nutricionista Clínica Funcional e Ortomolecular
Especialista no Tratamento Biomédico do Autismo (DAN!) – Autism Research Institute
Membro do Institute for Functional Medicine
Nutricionista Esportiva
Consultório:
Av.das Américas, 500 Bl.21 sl.247
Barra da Tijuca – RJ
Tel:(21)3153-7561 / (21)8031-9993
Moderadora do grupo: Tratamento do Autismo no Facebook

3 comentários:

  1. Quando comecei a fazer minha reeducação alimentar, me esbarrava sempre em ter que comer pela manhã, fato que desde criança não tive o costume. Depois de eliminar 30 kg, vejo o quanto é importante a primeira refeição do dia. Hoje não consigo sair de casa sem comer nada. Depois que comecei a correr então, percebi ainda mais sua importância.

    Ótimo post! Parabéns!

    Paulo,
    www.correcoracao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ela é importantíssima ao nosso organismo. Beijo e boa semana, amigo.

    ResponderExcluir
  3. Confesso que ainda tenho dificuldades no café da manha. Acordo as 4:50 para me preparar para sair e correr/caminhar. E muitas vezes esqueço do café da manha.

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista