domingo, 9 de dezembro de 2012

Competição nº 289 - 2ª Ultra Desafio ASCOM 2012

Distância: 80 Kms;
Tempo: 04 horas e 10 Minutos;
Local: Macaé - Rio de Janeiro;
Colocação Geral: Tive que abandonar a prova (leia o relato);
Total de Corredores: 13.
Foi realizada neste último Sábado dia 08.12.2012 em Macaé - Rio de Janeiro o 2° Ultra Desafio ASCOM 2012 - realizada pela ASCOM (Associação de Corredores de Macaé) - 80 Kms correndo nas montanhas.


Desta vez a minha esposa resolveu me acompanhar para me apoiar e lá fomos nós na 6ª feira passada para o Bairro Sana (Macaé) ficando na Pousada Riacho Doce.
Conforme tudo planejado às 20 horas teve uma reunião com os organizadores, pegamos o kit da corrida e logo em seguida fomos jantarmos...Acordamos às 06 horas da manhã no Sábado, tomamos café, nos reunimos para ser dada à largada, antes da mesma a amiga corredora Vera Motta pediu a todos que fizéssemos uma oração e assim foi feita e às 07:15 horas da manhã foi dada à largada, a temperatura estava bem quente, desta vez uma parte do percurso foi alterada pelos organizadores que ficou bem melhor do que ano passado, corremos em direção ao Portal de Sana dando uns 07 Kms perfazendo em 33 min 23 seg, no retorno do percurso estava indo tudo tão bem quando mais uma vez senti um fisgada na coxa da perna esquerda...fiquei p...da vida com isso, estava tão bem e de novo este estiramento me aparece, fiz da seguinte forma corria e caminhava, no retorno até o local da largada conclui mais 07Kms em 42min 14seg, fiz uma rápida massagem caminhando mesmo no local da dor e prossegui hora correndo e hora caminhando.
Infelizmente nem tudo que planejamos da certo e desta vez aconteceu o inevitável cheguei no 31Kms em Frade (Macaé) no primeiro ponto de apoio e tive que desistir desta Ultra a dor estava intensa e fui prudente, como não queria agravar mais a lesão resolvi desisti da prova...Triste demais com isso, mas fazer o que né...A saúde em primeiro lugar. Com isso dos 80kms somente corri 31 Kms em 04 horas e 10 minutos.
Depois fiquei sabendo pelo organizador que devido a alta temperatura que estava fazendo em torno de 40 graus no Sábado e para a integridade dos corredores os organizadores juntamente com os corredores que estavam na prova resolveram encerrar a prova nos 61Kms, todos os atletas apoiaram esta decisão da direção da prova em encerrar a prova, pois o risco de manter a prova era muito alto, ainda faltava trilhas bem íngremes e o sol castigava muito. Somente quem esteve correndo nas montanhas de Macaé soube das dificuldades que ocorreram devido a temperatura. E dos 13 corredores somente 06 completaram esta prova.

Devido a esse fato que aconteceu a organização fez por bem premiar a todos os corredores que estiveram nesta prova. Para mim esta Ultra está ficou entalada na minha garganta e com certeza em 2013 retornarei ela para completar a mesma.
Avaliação da Prova:
=>Inscrição: R$ 200,00;
=>Kit: 01 Camisa, 01 número de peito e 04 alfinetes;
=>Guarda Volumes: A organização disponibilizou um carro para que levasse todos os nossos pertences para o final da prova;
=>Altimetria da prova e Percurso: Super difícil com muitas subidas e descidas íngremes, o percurso foi de terra batida, asfalto e paralelepípedo o atleta tem que estar bem preparado para essa prova;
=>Posto de hidratação: Os organizadores colocaram alguns pontos de hidratação durante o percurso e também os atletas pode contar com a natureza em vários locais tinha água vindo das montanhas geladinha que ajudou bastante;
=>Posto Médico: Os organizadores nos informou caso precisássemos que nos bairros durante o percusso tinha postos médicos;
=>Alimentação durante a prova: Os organizadores colocaram nos pontos de apoio: água, bananada, paçoca, amendoim, barra de cereal, banana, sucos, coca-cola e também os atletas levaram em sua mochilas alguns alimentos e água;
=>Premiação: Devido ao acontecido a organização fez por bem premiar a todos os corredores que estiveram nesta prova; e
=>Prova: Pois o percurso é lindo com muita natureza e cachoeiras. O percurso é super difícil que tem lugares que o atleta não consegue correr de tão íngreme, para esta prova o atleta tem que estar bem preparado, ainda mais que a temperatura aumentou muito castigando todos os atletas.


Gostaria de parabenizar a todos corredores que estiveram nesta prova e aos organizadores e em 2013 pode apostar estaremos juntos de novo.

5 comentários:

  1. Amigo e irmãozinho Jorge tu és sempre um vencedor p mim, te cuida direitinho quero te ver correndo pelo menos mais 50 anos, carinho e respeito da Gaúcha Carioca!

    ResponderExcluir
  2. Fala mestre!!!

    Não deve ser mole abandonar uma prova dessas. Mas tenho certeza que na próxima você estará lá firme e forte para completar.

    Por outro lado se a organização e os próprios corredores consideram que 40 graus é calor demais e perigoso seria melhor marcar essa prova em outra época do ano. Em dezembro a chance disso acontecer é grande.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ MEU AMIGO JORGE CERQUEIRA,SEI MUITO BEM O QUÃO FRUSTANTE FOI PARA TI ABANDONAR ESSA PROVA,MAS QUERO DIZER-TE QUE FOI PARA MIM,UMA HONRA E UM GRANDE PRAZER CORRER AO SEU LADO DURANTE OS PRIMEIROS QUILÔMETROS.ASSIM COMO VOCÊ JORGE,TAMBÉM FIQUEI MUITO FRUSTRADO,EU,GRAÇAS A DEUS,ESTAVA ME SENTIDO MUITO BEM FÍSICA E MENTALMENTE,MAS ME ACONTECEU UM PROBLEMA:AS FRUTAS QUE EU COLOQUEI NA MOCHILA,APODRECERAM,TODO O ALIMENTO QUE ESTAVA NA MINHA MOCHILA APODRECEU POR CAUSA DO CALOR ... SÓ ME RESTARAM DUAS MAÇÃS.FUI MANTENDO A LIDERANÇA DE ESTÔMAGO VAZIO ... DEPOIS DE MUITO E MUITO TEMPO,SURGE UM CARRO DE APOIO, QUE ME OFERECE ÁGUA QUENTE,PAÇOCA E AMENDOIM,COMI ESSA PORCARIA E VOMITEI.O APOIO DEIXOU MUITO A DESEJAR.O TROFEU QUE RECEBI,PARA MIM NÃO TEM SIGNIFICADO.NEM A BLUSA. EU FUI PARA CORRER OS 80KM.NÃO PARA CORRER 61KM.QUANDO EU ESTAVA PENSANDO NUMA NOVA ESTRATÉGIA PARA ASSUMIR A LIDERANÇA MAIS UMA VEZ,RECEBO A NOTÍCIA:A PROVA ACABOU.EU DISSE:"O QUÊ?!? ACABOU ?..." ACABOU NA HORA QUE IRIA COMEÇAR PARA MIM! ISSO FOI MUITO FRUSTRANTE, TODOS SABIAM DO CALOR E DA QUILÔMETRAGEM,MINHA MENTE ESTAVA PRONTA PARA IR ATÉ O FIM.O MEU PRÊMIO FOI DEITAR-ME NUM LEITO HOSPITALAR,E TOMAR SORO.A DOUTORA ME PERGUNTOU:"CARLOS, VOCÊ COMEU ALGUMA COISA A QUAL NÃO ESTÁ ABITUADO A COMER DURANTE A CORRIDA?" EU DISSE: SIM. COMI PAÇOCA E AMENDOIM.JORGE,MAS GRAÇAS A DEUS,ESTAMOS VIVOS E TEMOS CONSCIÊNCIA CORPORAL.SAÚDE E PAZ, JORGE !!!

    ResponderExcluir
  4. Imagino a tua dor em ter que abandonar a prova, mas ... Precisou, né, amigo ?? Não adianta insistir, somos humanos e, como tal, sujeitos a acontecer isso. Agora é bola pra frente e participar de muitas outras provas que virão. E para mim tu já és um vencedor, pois és craque no âmbito das corridas. Ahhh, adorei ver a foto, fazem um lindo casal, parabéns ! Beijo e boa semana pra ti. Cuida bem desta lesão, amigo.

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista