domingo, 9 de setembro de 2012

Competição nº 280 - Pro Maratona Adidas 2012

Distância:  42 Kms 195 Metros;
Tempo:  04 horas 02 minutos;
Local:  Aterro do Flamengo - Rio de Janeiro;
Colocação Geral:  88;
Colocação Faixa Etária: Não teve; e
Total de Corredores:  110 concluintes da Maratona.
Neste Domingo dia 09.09.2012, finalmente foi realizado a Pro Maratona Adidas 2012, pois esta corrida deu um maior bafafa, era para ser realizada ano passado, mas por incompetência da Prefeitura do Rio ela foi adiada por duas vezes, esta maratona foi dividida em 03 percursos 14Km, 28Km e 42Km.

Fui para essa prova bastante cansado, pois na 6ª feira passada feriado realizamos um longão de 19Kms de subidas e Sábado também não deu para descansar, pois como a minha filha tinha feito aniversário nesta semana que passou ela pediu para que levássemos ela com os amiguinhos dela para fazer patinação em um shopping e lá fomos nós chegamos bem tarde em casa e ainda por cima só deu para dormir por 4 horas, cheguei no local do evento  e logo de cara conheci o amigo Samuel Pinho de Salvador e fui me aprontar e depois fui para a linha de largada o céu estava lindo já com aquele belo sol, liguei o meu MP4 e às 07 horas em ponto foi dada à largada (que milagre...hehehe), fomos em direção a perimetral e já subindo quase no 2 Km as minhas pernas já dava sinal de cansaço, mas lá fomos nós, tudo nos conformes, primeira volta completada e lá fui para a segunda volta chegando na metade do percurso em cima da perimetral começou a dar câimbras putz, tive que dar uma parada um corredor que vinha do outro lado da pista me viu para esticando as pernas e me perguntou se era câimbras eu respondi que sim e ele me deu um sachê de sal, peguei imediatamente e coloquei na boca (tinha esquecido do sal na bermuda...hehehe - obrigado corredor anônimo), devido ao cansaço a mente já queria abortar e o lado psicológico foi mais forte, caminhei 01km (do Km 30 ao 31) para vocês verem devido o cansaço que estava que nesse Km bateu 10 minutos só de caminhada e logo em seguida retornei a correr, fechado a segunda volta parti para a terceira e última volta, tentava impor um ritmo mais forte para tentar fechar antes das 04 horas de prova, mas as pernas não resistia, às vezes vinha em minha mente para desistir mas o lado psicológico bem trabalhado nessas horas fala mais alto, nem que seja na marra vou terminar este desafio, faltando uns 04 Kms vi que se não imposse um ritmo mais rápido não daria para fechar antes das 04 horas (no Regulamento dizia que com 04 horas de provas a prova terminaria) então como não queria ser desclassificado dei o meu máximo para fechar antes das 04 horas, durante esses Kms finais passei alguns corredores que já não aguentava mais o calor e iam caminhando, terminei a prova com 03 minutos a mais do previsto, mas os organizadores não encerraram a prova, não deu para fechar com um bom tempo mas terminei o desafio, mas o que sempre falo não importa o tempo o importante foi a garra de ter terminado ainda mais com as condições que eu estava.

Abaixo segue minhas parciais dos meus tempos por Kms nessa corrida:
01º Km=> 04 min e 00 seg;
05º Km=> 04 min e 48 seg - 20 minutos;
10º Km=> 05 min e 25 seg - 49 minutos;
14º Km=> 06min e 01 seg - 01 hora 10 min - 1ª volta completada;
20º Km=> 05 min e 00 seg; 
28º Km=> 06 min e 29 seg - 02 hora 28 min - 2ª volta completada; e
42 Km 195 metros=> 07 min e 39 seg - 04 horas 03 minutos - 3ª volta final completada.
Dando o Sprint Final  - Registro feito pelo amigo Luiz Casini (obrigado)
Ufa essa foi difícil, mas tai, mais uma para o currículo esportivo 
Seção Amigo(a)s Virtuais que viraram Reais
Amigo Samuel Pinho - Salvador finalmente  nos conhecemos, obrigado pelo presente (adorei), espero que tenha feito uma boa corrida...Parabéns meu amigo. 
Grande amigo e irmão de farda Raphael Turczineck, parabéns fera!!!
Avaliação da Prova:
=>Inscrição:  De R$ 60,00 A R$90,00 (A minha foi cortesia);
=>Kit: Muito bom - 01 Sacola plástica contendo: 01 número, 01 chip, 01 camisa,  01 torrone, 01 pacote de café, 01 amostra de cappuccino, 01 amostra de suplemento protéico, 02 sacolinhas de um curso de inglês e 01 panfleto de um hospital contendo dicas para os corredores;
=>Guarda volumes:  Foi usado da tenda da Montevérgine;
=>Altimetria da prova:  Moderada;
=>Percurso:  A largada aconteceu no Aterro do Flamengo em frente ao Monumentos dos Pracinhas seguiu para a Perimetral e retornando ao Aterro tendo para quem realizou a Maratona tivemos que dar 03 voltas pelo mesmo percurso de 14Kms, mas também houve o percurso de 14Km e 28 Km. Pois o percurso foi todo de asfalto, plano e com uma leve subida na Perimetral. Teve placas de Kms, o trânsito foi totalmente fechado para nós corredores;
=>Posto de hidratação: Muito bom, não contei mas os organizadores disponibilizaram vários postos de hidratação com garrafinhas de água gelada na 1ª volta, nas demais voltas a água não estava gelada devido ao tamanho calor que estava fazendo, durante o percurso também teve 02 postos de isotônico, mas à Gatorade FALHOU novamente servindo o isotônico em copos abertos, como pode um corredor vir numa velocidade tal e beber isotônico em copos abertos, eu mesmo não consegui beber, só conseguir beber um pequeno gole e como não queria perder tempo descartei o meu copo no canto da rua, falando em copo de Gatorade e garrafas dáguas os corredores não aprendem pegavam os copos e garrafas e descartavam no meio da rua e com isso algum corredor poderia pisar e escorregar;
=>Posto Médico:  Tanto na largada, como no percurso e na chegada havia algumas ambulâncias com médicos e enfermeiros;
=>Lanche: Bom – na chegada recebemos um sacola plástica contendo: 01 garrafa gatorade, 01 barra de cereal, 01 maçã, 01 caixa de biscoito e também na chegada tinha muitas garrafas de água a vontade para nós corredores;
=>Banheiros: A organização disponibilizou na largada, vários banheiros químicos;
=>Medalha de participação: Achei linda, porém a organização pecou pois poderia ter diferenciado as medalhas para as 03 distâncias. Fita da medalha linda, personalizada com  o nome da prova, medalha feita de metal, grande e com o logo da Adidas, atrás vem escrito o Rio de Janeiro, data e os nomes dos patrocinadores da prova.
=>A Prova: Como disse lá em cima não fiz uma boa prova devido ao cansaço terminando na raça, também fiquei sabendo que a premiação na geral só foi somente para os 05 primeiros que concluíram a maratona, para quem fez 14Km e 28Km não teve premiação na geral, para mim foi um desrespeito para com os corredores que correram 14Km e 28 Km.
AGRADECIMENTOS:
=>Mas uma vez agradeço a Montevérgine por ter me patrocinado com a inscrição, obrigado Sérgio Tavares e também agradeço aos amigo(a)s que durante o percurso me deram aquela força.

Parabéns a todos os concluintes desta prova, nos vemos na próxima linha de largada!!!

14 comentários:

  1. Eh isso aí, Jorge !!!!
    Parabéns por mais uma conquista !!!!
    Bjs.
    Chris Sá.

    ResponderExcluir
  2. Jorge eu não entendi direito. A prova foi em círculo?? por que você fala em voltas.

    Outra também não sabia que sal fazia bem para câimbras. Depois me fale disso.

    Parabéns amigo por mesmo cansado ter completado a prova. Isso que é força de vontade. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Só depois vi abaixo que foi em círculo mesmo. Nossa Jorge eu realmente preciso aprender a correr assim. ODEIOOOOO provas em círculo.

    PARABÉNS pela força. Apesar que vc esta acostumado pq as ultras são assim.

    ResponderExcluir
  4. Só depois vi abaixo que foi em círculo mesmo. Nossa Jorge eu realmente preciso aprender a correr assim. ODEIOOOOO provas em círculo.

    PARABÉNS pela força. Apesar que vc esta acostumado pq as ultras são assim.

    ResponderExcluir
  5. AI JORGE CHEGUEI A TE PROCURAR NA PROVA PARA TIRAR AQUELA FOTO MAS CHEGUEI EM CIMA DA HORA E CORRI APENAS 14KM E NAO TE VI NO PERCURSO.

    UM ABRACO
    ALEXANDRE ( CABO FRIO)

    ResponderExcluir
  6. Jorge,
    Com esse corre corre que antecedeu a prova, o seu tempo pode ser considerado um recorde.
    Parabéns por mais uma maratona no currículo.
    Abração!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  7. Salve Jorge, ontem fiz o meu longo no Aterro e passei ao lado da largada.
    Te procurei para dar um abraço no amigo, mas nao te vi, uma pena.
    Abs e parabens por mais uma.

    ResponderExcluir
  8. Corre em circuito é brabo, quando passa pelo pórtico cansado e ter q pensar em dar mais voltas é complicado. Mandou muito bem mesmo depois do longo de sexta.. haja disposição.

    Abraços,

    Victor Caetano

    victorcaetano.com.br

    ResponderExcluir
  9. Mesmo que não tenha sido o resultado que você esperava, parabéns pela sua participação na prova, grande Jorge. Você foi valente.

    Nunca fiz provas no exterior, mas, dizem que lá fora, até os copos d'água vêm abertos. Não acho que chegue a ser uma falha, mas também gostaria que a distribuição do isotônico em saquinhos, como aconteceu na maratona em julho, virasse um padrão.

    Cuide bem aí da máquina e descanse um pouco. Que venham sempre novos desafios e conquistas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns por esta força psicológica toda meu amigo. E pelo seu relato até que a organização foi boa, vamos torcer pra esta prova crescer, ser uma opção de prova bem competitiva. Abraço. Michel

    ResponderExcluir
  11. Ufa!!! na sexta correr do Rio a Petropolis e no domingo fazer uma maratona, de que planeta voce é meu amigo?? rsr....
    Um forte abraço,
    Everaldo

    ResponderExcluir
  12. parabéns irmão por mais uma prova concluido com êxito que Deus te ajude a concluir mais provas abraços

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela prova e a persistência.

    O calor estava muito forte e o 42 km foi para poucos.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Jorge,, parabéns pelo Blog e todas as realizações, com certeza estarei acompanhando as próximas por aqui, indiquei o blog para alguns amigos também! Abraços e Sucesso hoje e sempre!

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista