terça-feira, 24 de abril de 2012

Distância:   80 Kms;
Tempo:  12 horas e 50 minutos;
Local:  Ilha Bela - São Paulo;
Colocação Geral:  Somente foi classificado 08 homens e 03 mulheres que chegaram antes das 12 horas, os outros corredores como eu fomos desclassificados porque fizemos acima de 12 horas;
Colocação Faixa Etária:  Não teve;
Total de Corredores:  80.
Aconteceu neste último Sábado dia 21.04.2012, o Endurance 80Km X Terra, com à largada e chegada na Praia de Perequê - Ilha Bela, com o Patrocínio da The North Face. Foi mais duro correr esta prova de 80Km do que correr 24 horas. Fui no carro do amigo Cristiano Marcelino e sua família (obrigado), chegamos por volta das 18 horas, fomos direto pegar o kit abaixo, ficamos hospedados no Chalé Recanto Vicks e às 19 horas participamos do Congresso Técnico.
No dia da largada da prova muitos amigo(a)s que iriam correr mais tarde (às distâncias menores 09 Km, 18 Km, 50Km) foram lá nos dar aquele apoio e foi a maior festa...
Exatamente às 13 horas e 15 minutos da tarde foi dada à largada, liguei o meu MP4 e lá fomos nós.
A prova foi disputada pelo asfalto, muitas trilhas e praias foi a maior adrenalina no meio à natureza e que colocou a nossa resistência a prova de fogo foram bastantes subidas leves e íngremes, nas leves eu corria e nas pesadas eu caminhava porque era impossível correr naquele durissimo percurso.

Após à largada seguimos em direção ao Sul da Ilha, o primeiro posto de hidratação somente apareceu com 45 minutos de prova rolando, ainda bem que levei a minha mochila de hidratação, se tivesse calor muitos corredores com certeza iriam quebrar, iniciamos a subida para a estrada que leva para praia de Bonete (nesse local quem não chegava abaixo de 8 horas 15 minutos de provas eram cortados da prova, ainda bem que cheguei com 6 horas de duração), mas antes de passar nessa praia que eram o Km 45 passamos por várias trilhas e com descidas íngremes que eram impossível de correr pois no caminho tinha bastante pedras grandes escorregadias e buracos enormes, por volta das 17 horas começou a escurecer a prova foi seguindo e a dificuldade aumentando. Em alguns trechos de descida os corredores escorregavam ladeira abaixo, em outros tinham que escalaminhar ladeiras e desviar de poças dágua, tudo isso com noite chegando e a chuva caindo.

Ao passar por uma ponte de aventura encontrei com o corredor Harry Serrão que tinha largado forte e que não estava bem sentindo dores no quadril, fui puxando ele e dando forças a ele para ele continuar nas subidas ingremes iamos caminhando forte e em algumas descidas tentavamos correr mas em algumas não davam por causa das pedras, buracos e topadas que davamos em algumas árvores, em alguns lugares levamos tombos que doia até a alma...rsss...Numa certo lugar do percurso disse para ele que iria fazer o número 2 que era para ele seguir em frente, e assim foi feito, consegui alcançá-lo mais a frente e lá íamos nós dando força ao outro foi quando alcançamos mais 2 corredores que estavam parados e deram graças à Deus de nós termos chegado pois os 2 tinham esquecido de levar lanterna pensando que não iria escurecer tanto, e eles perguntaram se poderiam nos seguir dissemos que sim, mas como o percurso onde passamos tinha várias pedras um deles deu uma topada numa pedra e deu cãimbras e então o Harry como estava com duas lanternas cedeu uma aos dois corredores e seguimos em frente, a amiga Rosalia que não sabíamos tinha passado mal atrás e depois que melhorou voou na prova e nos passou desejando boa sorte, continuamos a correr foi quando avistamos uma placa falando que a Praia de Bonete estava a 4 Kilometros dai eu disse beleza já estamos chegando e não vamos ser cortados, só que esses 4 Km pareciam uma eternidade para chegar pois as subidas eram ingremes e tinha mais pedras no caminho, quando nós alcançamos a praia de Bonete = 45 Km chegamos com 6 horas de prova rolando e demos graças à Deus, neste ponto havia um ponto de hidratação e apoio chamado Special Needs, onde os corredores tinham acesso a uma sacola previamente deixada no dia anterior com a organização com seus suprimentos e etc e etc eu preferi não deixar nada nesse ponto de apoio, aproveitei para encher minha mochila dágua e fiz a minha hidratação com gatorade, pepsi e amendoim e voltamos a correr rumo a outro ponto que tinhamos que chegar antes da Meia noite e 15 minutos que era a Praia de Castelhanos no Km 60.

Antes de chegar nessa praia passamos por uma fazenda chamada Indaiatuba onde pegamos uma pesada trilha bem íngreme de mata fechada que também era impossível correr foi quando começou a chover bem forte e relampiar para nossa alegria é que toda a trilha estava marcada com fitas e vários cubos de luz o que não deu para errar, mas em vários trechos tivemos que subir caminhando de 4 porque era difícil mesmo a trilha, foi quando em um determinado trecho chegou outro amigo corredor o Igor do estado do Espírito Santo e fomos dando força um ao outro, esta trilha era tão pesada que as vezes parávamos alguns minutos para descansar, teve um certo momento que o Harry que já não vinha se sentindo bem ficou para trás, mas eu chamei pelo nome dele e ele não respondeu, olhei para trás e vi que ele não estava mais nos acompanhando voltei um pouco para trás para ver se encontrava com ele e o mesmo não respondeu, pensei comigo ele deve ter ficado em algum ponto de apoio que tinhamos acabado de parar e seguimos  em frente o Igor todo elétrico esticou a passada e foi embora foi quando comecei a correr sozinho e mais a frente vejo há uma outra luz chegando perto de mim, e daí  chamei bora subir foi quando percebi que era o Igor e disse ué para mim você estava bem mais a frente o que aconteceu ele disse que tinha se perdido na trilha e respondi ainda bem que você acertou de novo, alcançamos o cume da fazenda onde tinha um Staff com rádio na mão anotando os nosso números e nos fornecendo água foi  daí que começou a descida, sendo que também não poderíamos correr forte porque o cimentado estava com lodo e bastante escorregadio e passamos por outro Staff onde tinha mais 2 corredores deitados e perguntei se estava tudo bem eles disse que tinham abandonado a prova e eu falei com eles que eram para retornar a correr mais eles desistiram e seguimos em frente e sobe daqui e desce dali foi quando chegamos a praia de Castelhanos Km 60 onde também tinha um ponto de abastecimento e era para ter outro apoio do Especial Needs mas não sei o que aconteceu que não teve, abastecemos no posto e seguimos em frente.

O retorno foi pela estrada de Castelhanos em direção à arena montada na Praia de Perequê, passando por alguns trechos de trilha em mata fechada. Onde quanto mais subiamos mais chovia e a neblina caía que com isso tivemos que tomar muito cuidado para não cair uma só lanterna com a neblina não clareava muito foi então que peguei a 2a lanterna que foi ajudando nessa subida o corredor Juliano morador de São Sebastião - SP, nos alcançou e corremos por uns instantes juntos e disse a ele que estava esgotado que era para ele seguir em frente e ele seguiu, daí mais a frente com as forças pouco recuperada tornei a alcançá-lo, perguntei se estava tudo bem, o mesmo disse que sim e me perguntou o meu nome e respondi daí ele perguntou é o Jorge Cerqueira respondi que sim e o mesmo disse caracas sou seu fã Senhor, dai retruquei que isso meu amigo não tem que chamar de Senhor conversamos mais um pouco e disse que iria esticar mais a frente ele me alcançou foi quando chegamos no Km 65 e disse para ele seguir em frente e o mesmo foi, quando cheguei no Km 70 apareceu mais um posto de água os Staffs me ofereceu e disse que não precisava porque ainda tinha água na mochila a partir desse ponto era só descida, mas cadê as pernas para correr que não tinha eu e o Juliano fomos trotando até chegar no percurso de paralepípedo para dar um gás no final e disse para o Juliano bora esticar para acabar logo com isso o mesmo respondeu que iria mais devagar e seguir em frente, cheguei num certo pedaço que a rua ia para esquerda e para direita e vinha subindo uma mulher dai eu a perguntei por qual rua eu chegaria a Praia ela não soube responder porque estava bêbada daí deixei para lá e segui o meu instinto e por sorte acabei acertando, faltando mais de 1km para terminar tinha 2 staffs meninos que me indicaram a direção e me pediram a minha lanterna, como já estava no claro e não iria mais correr no escuro acabei tirando da cabeça e cedendo a lanterna para ele que os mesmo agradeceram demais.

Chegando próximo ao pórtico de chegada às 02horas e 16 minutos da manhã eis que alguns amigos estavam na chegada nos esperando e gritaram o meu nome me parabenizando pois terminei os 80Kms em 12 horas e 50 minutos, mesmo passando nos Km 45 e 60 Km sem ser cortado, não consegui me classificar mas terminei o desafio com muito orgulho que com certeza ano que vem se tiver de novo irei retornar para poder chegar abaixo de 12 horas.
Essa Ultra foi mais difícil do que correr 24 horas, mas ta aí ela

Amigo Mariano
 Amiga Larrisa Damas
Amiga Carla Rossi
=>Inscrição:  Custou R$ 110,00, mas a minha foi patrocinada pela The North Face (Obrigado Rafaela Guaracho e toda Equipe TNF);
=>Kit:  Bom - 01 número de peito, 01 chip, 01 camisa de manga comprida, 03 sachês de gel, 02 sacolas extras para quem quisesse guardar nos pontos Special Needs seus pertences, 01 livro explicativo sobre a prova e 01 prestobarba;
=>Guarda volumes: A organização disponibilizou 01 guarda volumes para nós na hotel onde estava sendo entregue o kit da corrida;
=>Altimetria da prova:  Super difícil;
=>Percurso:  Foi de asfalto, barro, plano, muitas subidas e descidas íngremes em vários lugares tinham Staffs indicando o percurso e os organizadores marcaram todo o percurso com fitas e cubinhos luminosos de luz para que não nos perdessem, apesar do percurso marcado quando cheguei no asfalto eu fui seguindo as fitas e em um certo momento uma outra rua paralela a que eu estava correndo tinha uma fita indicando outra direção que fiquei na dúvida se entrava nesta rua ou não, daí corri mais a frente e perguntei a uma senhora que estava sentada em um banco em qual direção os corredores da frente tinha seguido, ela nos informou, agradeci a ela e segui em frente;
=>Posto de hidratação e Alimentação: Houve uma falha no início, pois no congresso nos foi dito que a hidratação seria de 5 em 5Km e em alguns pontos de 10 em 10Kms sendo que o primeiro posto de água só apareceu depois de 45 minutos de prova rolando, a sorte para muitos corredores que não correram de mochila e que não estava fazendo calor, também observei que em alguns pontos em que nós teriamos além de água outros alimentos que não teve, só teve mesmo nos Kms 45, 60 e no 70Kms só teve água, maçã e pera;
=>Posto Médico: Bom não reparei se no local se havia ambulância com médico, durante o percurso não teve;
=>Banheiro: Foi disponibilizado os banheiros do Hotel onde foi a entrega dos Kit ainda bem que estava limpíssimo...Isso é raro hoje em dia...rsss;
=>Lanche: Ao completar a prova o Staff nos deu 01 garra de Gatorade, 01 copo de água disponibilizado os banheiros do Hotel onde foi a entrega dos Kit ainda bem que estava limpíssimo...Isso é raro hoje em dia...rsss;
=>Premiação:  Os organizadores premiaram os 3 primeiros colocados na geral tanto no masculino e no feminino premiando com troféus e produtos esportivos da The North Face e também todos ganharam uma medalha linda de metal na frente com o desenho de Ilha Bela indicando o ano de 2012  e atrás o nome da prova com os patrocinadores da mesma;
=>Prova:  Esta prova foi duríssima de se correr, durante o percurso até pensei em desistir da prova, mas daí eu pensei comigo mesmo, negativo, não tenho que desistir, ainda mais se desistir eu tenho que correr até o outro ponto e ficar horas e horas esperando todos os corredores passarem para que o apoio nos resgata e nos leva ao ponto de chegada ou então tenho que retornar tudo correndo, pensei melhor e não desisti. Pois esta prova tem um dificílimo percurso que só recomendo para os corredores experientes quem não for experiente vai ficar pelo caminho com risco de se machucar, como não conseguir me classificar nas 12 horas, se ano que vem tiver novamente com certeza irei retornar esta prova, porque a mesma ficou entalada na minha garganta. Acho que o organizador mesmo sem nós ter classificado deveria computar os nossos tempos no site da prova.

A função deste blog não tem a intenção de difamar nenhum organizador de corrida e sim ajudá-lo para que na próxima vez não ocorra os mesmo erros que aconteceram. Bom foi a primeira vez que a X3M organizou os 80Kms neste local, espero que ano que vem tenha de novo e os erros que aconteceram seja sanados..

Nos vemos na linha de largada!!!