sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Lesionado? Putz...

No dia 17 Dez 2011, corri o 2° Circuito Fluminense de Corridas de Rua se soubesse o que iria acontecer nem comparecia, mas quando a adrenalina e o cheiro do asfalto pulsa em nossas veias não adianta, lá estamos nós para mais uma competição, pois nesta corrida sempre tem a Cantada de Natal com a banda do Exército e por 2 anos seguidos a largada atrasou, pois como não sabíamos o horário certo para a largada, nem me aqueci e alonguei, só eu não um monte de corredores, fizeram isso, derepente caiu o maior temporal e o corpo esfriou mais ainda, a largada foi dada as 21 horas e 05 minutos, quando passei pelo 1,5km senti uma fisgada na coxa que doeu pacas daí diminui a velocidade e completei, fui para casa descansar porque no outro dia tinha a I Ultra Amigos para correr e no dia da Ultra no início eu sentia algumas dores mas durante o percurso a dor foi embora que beleza cumpri mais uma missão, descansei 3 dias e retornei para o treino, nem corri 3 minutos e a dor voltou, retornei para casa e compressa de gelo no local, ficando desta vez 1 semana parado colocando gelo e tomando por conta própria um antiflamatório, fiquei mais alguns dias parado me cuidando, passado alguns dias eis que não sinto dor e saio para um treino de 15Kms, o treino estava indo tão bem quando na metade do percurso a dor voltou putzzz...que droga...daí retornei para casa caminhando e triste, pois passei o ano passado todo sem nenhuma lesão para chegar no início deste ano e não poder treinar direito...Fiquei de molho mais alguns dias e ontem dia 18.01.2012, saí de casa com cautela para correr 15 Kms e graças a Deus não senti dor.

Para não ficar sem ir ao médico hoje dia 19.01.2012 fui ao Ortopedista e ele me falou que foi um Estiramento muscular da coxa posterior de grau leve, perguntei se precisava tomar mais algum remédio me foi informado que não e que iria me passar para fazer Fisioterapia de 3 a 4 semanas e fazer bastante alongamentos.

Segue o laudo do médico com suas recomendações, clique na foto para dar o zoom:
Encontrei na internet 2 artigos sobre essa lesão, vale a pena dar uma acessada:



Ps: Pois alguns anos atrás saiu em revistas especializadas sobre corridas saiu uma matéria falando que era bobagem fazer alongamentos antes de correr, que não adiantava nada,  pois desde que eu comecei a correr sempre fiz alongamentos e aquecimento e nunca tiver problemas, pois dessa vez que não fiz acabou dando isso, pois é corredores se vocês estão acostumado com alguma coisa então faça.


Lesão saí desse corpo que não te pertence mais...

12 comentários:

  1. Grande Jorge,

    Se lesionar é complicado, ainda mais quando não fazemos aquilo que estamos acostumados a fazer antes das corridas e treinos, já tentei correr sem fazer alongamentos e não tem como, o corpo sente a diferença.

    Li uma vez, não me lembro onde, que até o nosso maratonista Marílson faz alongamentos e se ele que e elite faz, imagina agente... rsrsrs


    Que bom que já está melhor da lesão, agora é fazer o trabalho de base e voltar com tudo!!


    abs

    ResponderExcluir
  2. Se cuida aí, campeão! Siga as recomendações direitinho e logo você estará 100% (ou mais!), pronto pra brilhar nessa temporada 2012.

    Abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Jorge,

    Apesar de correr bem menos do que você, e em ritmo mais lento, tive esse mesmo problema. Começou com uma fisgada. Por conta própria, tomei anti-inflamatórios e fiz fisioterapia. Entretanto, toda vez que voltava a correr, após alguns quilômetros a dorzinha voltava. Resolvi, então, comprar um coxal (par). Pois bem, correndo em ritmo mais lento e usando o coxal, fui superando aos poucos a dor. Se for comprar o coxal, não compre de neoprene, pois que não há como fazer a transpiração. Compre um mais fino, elástico. Corra com o par para não dar desequilíbrio por compensação. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia

    Ja tive esta lesão , foi uma fisgada num treino de rodagem em uma descida o engraçado o corpo quente terminei o treino sem problemas , quando dormia toda a noite ao deitar e ao levantar era um sofrimento(acredito que uma parte do musculo esticava)andava normal mas ao correr a dor persistia , fiz varias sessoes de fisioterapia e como a região é um musculo grande demorou a minha cura total , fora o psicologico de total insegurança do problema voltar a acontecer, não achei excesso de treino e sim uma lesão normal , boa sorte no seu tratamento , pois 2012 esta inteirinho a ser corrido , e impossibilitar um atleta a usufruir o seu maior lazer , quem esta passando ou passou por este problema sabe do que estou falando "dias dificeis"

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente todos nós estamos sujeitos a esses imprevistos né Jorjão!!!

    Melhoras e que vc se recupere rapidinho!!

    bjs
    Jacke

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. GRANDE JORGE BOA TARDE
    PASSANDO PARA SABER DAS NOVIDADE ME DEPAREI COM ESSA NOTICIA DE SUA LESÃO. JÁ TIVE UMA DESSAS, MAS FOI NO INICIO DE EU COMEÇAR A CORRER. NO MEU CASO, TIVE QUE TER UM POUCO DE PACIÊNCIA E PASSOU LOGO.
    DEJEJO MELHORAS RÁPIDA
    SEMPRE TORÇO POR VOCE
    UM FORTE ABRAÇO DO AMIGO
    LUIZ BITTENCOURT

    ResponderExcluir
  8. Jorge,também estou lesionada e não foi com treino,levei um tombo na rua que rolei por varios metros e virei o joelho e cabei estirando...tô a base de antiflamatorio e gelo e minha primeira lesão o médico me disse que meu joelho e ótimo porque cuido e faço musculação mas parar por 15 dias e osso...melhoras pra nós e 2012 esta só começando.

    Bons Kms
    Fabi =)

    ResponderExcluir
  9. oi, Jorge!

    fico feliz de saber que você já está bem, e de volta aos treinos!

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Boa recuperação Jorge!!!!
    Sei o que é ter uma lesão e ficar afastado das corridas.
    Estou voltando de uma lesão, hoje e fiz um treino leve. cheguei a fazer 10 sessões de fisioterapia também !!!
    Esta lesão se arrastou por quase dois meses, muitas vezes achamos que não é nada e demoramos muito para procurar ajuda, só procurei um especialista depois de um mês, antes disto chequei a ir ao clinico geral, mais não adiantou nada.
    Espero que volte logo aos treinos !!!
    Um abraço
    Fernando Moura
    www.vivendoavidacorrendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Para essa lesão ficar realmente boa, não se esqueça de procurar um bom massagista na reta final do tratamento para retirar possíveis fibroses da cicatrização da distensão. Só assim a perna ficará como se nunca nada tivesse acontecido.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista