segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Local:  Saquarema - Rio de Janeiro;
Colocação Geral:  9;
Colocação Faixa Etária: 2; e
Total de Corredores:  35.
Neste final de semana dias 12 e 13 Nov 2011, tivemos uma corrida bem punk, aliás uma não duas foi a Corrida Wol Extreme, onde também em conjunto com essa prova rolou também uma prova de bike.

Fui de carona com os amigos Francisco e Cláudio, chegamos por volta das 16:40 horas da tarde, pegamos o nosso kit e ficamos conversando com alguns amigo(a)s aguardando a largada, pois antes da corrida já estava rolando a prova de bike, a largada estava prevista para ser dada às 18 horas mais atrasou alguns minutos devido a prova de bike não ter terminado, mais nada que nos aborrecesse.
Kit da prova
Pois no Sábado primeiro dia de competição corremos apenas 5 Km, daí vocês podem até dizer fácil, fácil para o Jorge Ultra que corre longas distâncias, 5 Km é fácil sim mais não essa de ontem, pois o percurso foi só de subidas bem íngreme e bota íngreme nisso que até os atletas de elite também caminharam, pois dada a largada lá fomos nós corremos por cerca de uns 500 metros no plano terra batida e veio a subida, me esforcei ao máximo para correr essa prova, pois o tempo estava nublado bom para correr, pois cada vez que nós subíamos cada vez mais ficava bem íngreme:

- Quando atingimos 17 minutos de prova não teve jeito eu e alguns corredores começamos a caminharmos já estávamos esgotados, subida bem difícil mesmo;

- Com 20 minutos de prova veio o primeiro posto de hidratação, peguei apena 1 copo me hidratei;

- Com 21 minutos voltei a correr e fazia da seguinte maneira pois caminhava 1 minuto e corria 2 minutos;

- A partir dos 25 minutos 2 corredores me alcançaram e começaram também a caminhar e olho para eles e pela aparência percebi que eram de minha faixa etária e retorno a correr;

- Com 30 minutos me lembrei caracas falta tanto assim para terminar 5km a neblina já estava nos pegando que quase não via nada a frente, foi quando veio a primeira descida...ufaaa...ufaaa nada eu acelerei e logo veio outra subida mais íngreme ainda...hehehe;

- Mais a frente percebo 3 vômitos no chão e falei comigo mesmo, vixe algum corredor passou mal, no final fiquei sabendo qual era o corredor; e

- Com 35 minutos percebo que os primeiros atletas que concluíram a prova vem descendo caminhando, e digo ufaaa já deve estar chegando o final e mais um pouco a frente vejo meio escondido pela neblina uma tenda da organização e começo a tentar a correr um pouco rápido, quando o corredor Marcos tenta me ultrapassar, mais não dei mole e cruzo a linha de chegada dos 5 Km em 46 minutos e 47 segundos terminando a primeira etapa na 9ª colocacão na geral e 2ª na faixa etária, por pouco quase que sou ultrapassado na linha de chegada...Tivemos que descer os 5Km caminhando porque de tanto íngreme a subida não é qualquer carro que sobe naquele local, ainda bem que não choveu porque senão iria ser ainda pior.
Após os 05 Kms
Colocação Faixa Etária: 2; e
Total de Corredores: 35.
Largada da prova
Já no Segundo dia de Competição - Domingo dia 13 Nov 2011, acordamos, tomamos café e chegamos no local da prova faltando uns 10 minutos, bem cansado e já imaginando a pedreira que iríamos enfrentar correndo mais 12 Kms de morro acima com o percurso diferente do primeiro dia, o dia amanheceu nublado o que ajudou bastante, pois dada a largada dando-se a mesma às 09:30 horas da manhã, pois desta vez largamos primeiro dos que iriam competir com suas bikes, pois liguei o meu Mp4 e lá fomos nós, como não conhecia o percurso preferi largar cautelosamente correndo devagar:

- Percorremos cerca de uns 500 metros e logo em seguida veio um paredão de uma subida bem íngreme, como estava bem cansado da competição do dia anterior subir bem de mansinho;

- Com cerca de uns 11 minutos apareceu um posto de hidratação peguei um copo e mais a frente a corredora Raquel me ultrapassou;

- Mais a frente alcancei o corredor Marcos que já estava caminhando e aproveitei para caminhar ao lado dele e o mesmo me disse que já não aguentava mais, incentivei-o dizendo para ele continuar, hora corria hora caminhava por alguns minutos, foi quando o Marcos ficou para trás e o Geovane me alcançou, logo em seguida apareceu uma parte plana e comecei a correr devagar deixando este corredor para trás;

- As pernas pareciam que estavam com chumbo pesada demais querendo parar foi  daí que me lembrei de um treino que fiz dentro do Gericinó, peguei uma pequena VARA, e comecei a dar estímulos a pernas, comecei a dar pequenas batidas com a vara nas pernas, pois isso ajuda muito parece que estamos tomando pequenos choques que estimula as pernas e ajuda muito a correr e assim fui até o fim dando de vez em quando umas batidas nas pernas o que ajudou pacas, pois isso também me fez lembrar de uma matéria que li na extinta Revista Viva de Corrida em que uma corredor dizia que quando o corpo não correspondia ou ele mordia os lábios ou começava apertar as mãos para desviar atenção para esses locais e com isso dava certo;

- Como no percurso não tinha placas de Kms e não tinha como saber em qual Km estava continuei correndo quando foi que apareceu o 2º posto de hidratação e percebi que tinha terminado a subida íngreme e só descida...ufaaa comecei a descer correndo forte pelas bananeiras, tirei o pé do freio e mandei ver na descidas foi quando avistei a corredora Raquel e perguntei a ela, será que vamos subir tudo isso de novo....rsss...ela descia devagar e ultrapassei  a mesma foi quando cheguei num riacho e tinha duas direções que não havia setas e nem fitas e fiquei a pensar eu subo ou desço foi quando o corredor Geovane me alcançou e falei com ele e agora? Subimos ou descemos, resolvemos descer e para nossa sorte mais alguns metros abaixo tinha uma fita de marcação, comecei a imprimir novamente um ritmo forte e o Geovane ficou para trás; e

- Mais abaixo apareceu outro rio e começou uma leve subida com um Staff nos dizendo a direção foi quando apareceu outra descida e mandei ver, depois desta descida foi um festivam de subidas e descida que nem me lembro muita coisa, quando era subida bem íngreme corria e caminhava, com isso cheguei em frente uma casa e mais a frente tinha mais um posto de hidratação e perguntei ao Staff se o corredor que estava a minha frente já tinha passado a muito tempo, ele me respondeu que não e disse também que faltava apenas 2 Kms para terminar a corrida, e eu pensando que era o Armando Barcelos da minha faixa e comecei a descer que nem um louco foi quando alcancei o Genilson e ele percebeu que estava querendo ultrapassar ele e imprimiu um ritmo forte e fomos correndo por alguns metros e acabei ultrapassando ele e uma coisa que engraçada que ele não aparentava ser da minha faixa foi daí depois no final que descobri que ele era da minha faixa e acabei o 2º dia de competição terminando na frente dele, terminando os 12 Kms em 01 hora 06 minutos, ficando na 10 posição na geral e 2 na faixa etária recebendo um lindo medalhão e mais R$ 50 reais...showww
Concluindo os 12 Kms
Essa foi suada
No pódio 2 lugar...bom demais
2 colocado 2 medalhões e mais R$ 50 pratas...showww

Seção amigos Virtuais que viraram Reais
Amiga Dany Fil

Amiga Dulce Cravo
Amigo Geovane de Petrópolis

Amigo Genilson de Itaipuaçu

Foram inúmeras fotos tiradas o álbum está no Facebook para ver basta clicar no linkWol Extreme...
=>Inscrição:  R$ 35,00 - a minha foi cortesia, não entendo os corredores preferem desfilar no Aterro do Flamengo pagando corrida tão caraS e perdem uma bela corrida como essa;

=>Kit:  Bom - 01 Sacola de plástico, 01 garrafa, o1 régua plástica, 01 número de peito plastificado com nosso número, tipo sanguíneo e nosso telefone de contato para emergência;

=>Guarda volumes:  Não percebi se tinha no local, mas como fui com o amigo Francisco os meus pertences ficaram no carro dele;

=>Altimetria da prova e percurso: Altimetria bem pesada quem não está acostumado com subidas ingremes sofreram ontem e hoje, percurso foi de terra batida, não tinha trânsito, não tinha placas de Kms o que nos dificultou saber  quanto Kms faltava, preciso de um Garmim com GPS, quem sabe alguém não me doa um e todo o percurso estava marcado com setas com kal, fitas e staffs,

=>Posto de hidratação: No primeiro dia quando corremos 5 Kms teve apenas 1 mais seria necessário mais 1 no percurso e mais 1 na chegada. Já no segundo dia contei 3 mais 1 na chegada;

=>Posto médico:  No local havia ambulância com médico;

=>Banheiro:  Foi usada da Pousada;

=>Lanche: Na prova de 5Km não teve, mais já prova de 12K teve muita água, banana e maçã;

=>Medalha de participação:  Exelente - Na minha coleção de medalhas mais de 200 eu nunca tinha recebido um medalhão como esse bem grande e linda demais medindo 11 cm de largura por 08 cm de altura - Showww;

=>Premiação no pódio:  Exelente - já tinha achado a medalha de participação grande quando recebi a outra medalha pelo 2 colocação na faixa etária percebi que esta outra medalha é bem maior do que a de participação medindo 12 cm de largura por 09 cm de altura e ainda de quebra ganhei 50 reais pela 2 colocação, bom demais né...;

=>Prova:  Esta prova foi a primeira vez que o organizador realizou ela, espero que continue no nosso calendário é uma prova super, super difícil mais vale a pena correr, pois o ideal é que para próxima tenha mais alguns pontos de hidratação a mais e que pelo menos coloque placas de Kms para nós sabermos quantos Kms corremos ou que pinte de Kal como fizeram com as setas indicadoras e também o ideal é que a prova do dia anterior a de 5Km que não corra 5 Km de morro acima direto, pois corra 2,5 Km de morro acima e mais 2,5 Km de morro abaixo, porque percorrer 5 Km de morro acima e voltar tudo caminhando não dá, mais como vi e constatei que o organizador é um cara sério e que prima pelo bem estar do corredor e ficou atento a tudo que acontecia e conversamos com ele sobre os pontos que precisava ser concertado e com certeza para o próximo ano ele corrigirá e ele já nos adiantou que terá sim ano que vem esta prova com o percurso mais desafiador ainda...rsss...

Agradecimentos: Ao organizador da Prova William que proporcionou esta bela festa para  nós corrermos, ao Francisco que nos ofereceu a carona e ao Cláudio que ofereceu a casa em Maricá para nós ficarmos.
Amigo William, valeu camarada, showw este desafio
Cláudio e Francisco...valeu amigos showww
Dedico esta prova e minha vitória no pódio ao amigo corredor que estava com o número de peito número 2, pois não lembro o nome dele que também correu a prova no Sábado conosco e seus filhos acabaram se acidentando, pois como corremos 5 Kms de morro acima e esta competição terminava no 5 Km, tivemos que voltar andando ao local da largada, pois como nesta subida por ser muito íngreme não sobe qualquer tipo de carro e um rapaz subiu no jipe para ajudar alguns corredores a descerem junto com eles no jipe e neste carro também tinha 3 crianças filho deste corredor que mencionei acima e na descida o carro perdeu o freio e veio a capotar ferindo as crianças e o condutor do veículo gravemente, estimo melhoras a esta família e espero que saiam o mais rápido possível do hospital.