domingo, 2 de outubro de 2011

Dicas para pratica esportiva...

01 - Antes de iniciar, qualquer atividade física é muito importante que você fale com seu médico, essa é a parte fundamental para iniciar qualquer processo de atividade física, converse com ele, certamente ele vai pedir alguns exames essenciais que são ergoespirométrico e hemograma. Através desses exames e alguns outros pontos que ele pode solicitar, ele vai detectar qualquer problema que você possa vir a ter ou que você já tem ou que ainda não sabe, dessa forma o ergoespirométrico também vai ajudar o profissional de Educação Física que vai formular ou seu treinamento.

02 - Após você ter em mãos todos os exames em dia, busque orientação do profissional de Educação Física para que ela possa planejar o seu treinamento. Essa é a maneira mais adequada para que você tenha segurança na atividade que você vai fazer e vai ter um pouco mais de prazer também no que você pode adquirir com os resultados os benefícios dessa atividade.

03 - Igualmente importante ao exame médico, exame ergométrico, você pode consultar seu cardiologista, também é muito importante que você faça o teste da pisada, este teste vai determinar o tipo de calçado adequado para você.

04 - Antes de iniciar qualquer atividade física é muito importante que você faça um bom alongamento e um bom aquecimento no caso para corrida e caminhada o ideal seria que você alongasse a parte anterior da coxa, levantando a perna para trás e esticando de 20 a 30 seg, depois você pode alongar a parte posterior da coxa os isquiotibais de 20 a 30 seg abaixando e segurando os dedos dos pés e pode finalizar alongando a panturrilha por exemplo subindo ao meio fio com as pontas dos pés abaixando e levantando ou se posicionando na frente de uma árvore ou muro empurrando a mesma também de 20 a 30 seg, pois isso parte integrante do seu aquecimento e alongamento.

05 - 5 Km é uma distância ideal para qualquer pessoa iniciar a prática da caminhada e da corrida, você não precisa ser um corredor de elite para correr 5 Km. Entretanto é muito importante que você faça pelo menos 2 ou 3 vezes por semana caminhadas de 4 a 5 minutos e com o passar das semanas você sentir que sua condição cardio respiratória estiver melhorando você pode passar a correr 2 min e caminhar 3 minutos...Correr 3 minutos e caminhar 2 minutos até chegar num ponto adequado portanto é crucial que você inicie pelo menos 8 semanas antes do evento um plano de treinamentos.

06 - Lembre-se que o evento se inicia muito antes do momento da largada. É importante que no dia anterior você seja bastante disciplinado(a) para cuidar de sua alimentação é importante que você faça uma alimentação rica em carboidratos na noite de véspera é importante também que você durma cedo e que acorde pelo menos 3 horas antes do evento, essas 3 horas são suficientes para fazer a digestão do café da manhã leve, esse café da manhã pode conter um chazinho, algumas torradas, mas procure nã mudar muito o que você está acostumado a fazer no seu dia a dia, isso pode prejudicar você no dia do evento.

07 - Uma das formas mais interessantes para que você possa fazer essa atividade de forma prazerosa é que você tenha uma companhia, busque sempre a companhia de um amigo(a) para que você realize uma boa corrida. Lembre-se que ao final você deve repetir aqueles alongamentos que você fez no início do programa.

08 - Se no dia do evento tiver muito calor, procure usar roupas leves, claras e confortáveis para que você possa executar sua corrida da melhor maneira possível, caso nesse dia dificilmente vai acontecer, mas pode estar frio, vá bem agasalhado, só tire o agasalho na hora de iniciar a prova, a estrutura do evento vai oferecer guarda volumes, então você vai ter toda tranquilidade para você fazer da melhor forma possível.

09 - É importante que você saiba dominar o seu ritmo e não se importar com as pessoas que vão passar correndo ao seu lado, a toda velocidade, controle o seu ritmo, busque um companheiro, alguém que faça ritmo para você e que te acompanhe na corrida, vai ser muito mais divertido alguém que faça ritmo para você e que te acompanhe na corrida, vai ser muito mais divertido desta forma.

10 - É importante também que durante a prova você mantenha a sua hidratação em ordem, então eu aconselho você a cada pelo menos 20 minutos tomar um copinho de 250 ml de água, isso vai ser suficiente para te manter até o final bem hidratado e na chegada procure não parar de uma vez, assim que você cruzar a linha de chegada continue caminhando até chegar no ponto onde você vai entregar o chip se for o caso, pegue a sua medalha, lanche e comemore com a galera por mais uma vitória.

Obs: Seguindo as dicas acima com certeza você irá realizar um bom exercício.

Bons treinos!!!

4 comentários:

Profª. Vânia Almeida disse...

Belo post meu amigo Jorge. Incentivo a prática de esportes com consciência!! Boa semana!

Vânia

Anônimo disse...

valeu Jorge excelente materia pela experiencia que tenho de te participado de provas 5km 10km 15km 21km e 42km hoje sendo um ultramaratonista 6hs quando estreiei em Sao Caetano do Sul em 2007 promovida pelo ultramaratonista carlos dias www.carlosdiasultra.com.br primeiramente Deus e os meus esforcos a agradeco ao carlos o titulo e deixo a mensagem principalmente aos estreiantes que conhecam seu limite independente de teste fisico. Atenciosamente Elivan(ciclista/Ultramaratonista natural de Bananeiras/Pb residente em Joao Pessoa

Emerson Jacques - corredor disse...

Sabe que essas dicas são básicas, mas de tão básicas, ainda tem gente que insiste em mudar as regras do jogo e sair por aí de qualquer jeito. Muito legal e IMPORTANTE esse lembrete. Grande abraço e fique com Deus.

cleber duques disse...

Olá meu amigo, hj domingo chuvoso, só mesmo tv ou ler um pouco... pois é, tirei um tempo pra mim e dei umas bisbilhotadas em seu blog. SHOW! Peguei umas dicas e vi umas fotos. Fique com Deus e abçs! Cleber