terça-feira, 13 de setembro de 2011

Mais uma história de superação

Como homem de negócios nós poderíamos aqui estar contando a história de sucesso empresarial de Claudio Garbi: 37 anos, seis franquias Wizard em Brasília, espalhadas por várias regiões da capital federal, e uma sétima  a caminho. Já são 16 anos no grupo. Começou como professor(depois de uma temporada na Austrália): "Houve oportunidade de comprar a escola onde lecionava, mas na hora H o proprietário desistiu; ai decidi  montar minha própria escola". Mas o sucesso empresarial não é o objeto dessa  matéria: mais interessante ainda é o exemplo de superação  na  sua vida pessoal. Uma história impressionante, exemplo para todos.

Em 2010, Claudio pesava exatos 180 quilos. "Estava morrendo e não sabia ", como ele mesmo resumiu seu caso, que parecia ter somente uma saída: a cirurgia de redução de estômago. E em maio do ano passado, indeciso ainda com a operação, foi passar 10 dias em um spa. Lá  perdeu  cinco quilos. Era pouco, mas achou a experiência divertida, não passou fome. Quando disse isso para o médico recebeu um conselho crucial: seu problema é psicológico, bastar mudar os hábitos e não faça a cirurgia.

Então começou a fazer caminhadas, inicialmente uma pela manhã e outra à noite, sempre observando os índices de  batimento cardíacos, além é claro de mudar os hábitos alimentares. Claudio lembra que o apoio do irmão, praticante de ironman é fundamental.  "Fui vê-lo praticar e tive que ficar mais de dez horas esperando por ele". Ver o irmão praticando essa competição de esporte (uma forma de triatlo pesadíssima) o deixou balançado.

E decidiu criar metas pessoais. Foi criando objetivos, definindo o que seria a sua felicidade. Passou a praticar corridas, assistido pelo irmão, cumprindo etapas cada vez maiores. Sempre tendo em mente um lema do pintor holandês Van Gogh: grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações. E segundo suas palavras, tornou-se um cara até meio chato para alguns. Não para outros, que o seguem como um guru. E num trocadilho com o título do filme  "Forrest Gump ", criou  o Wizard Run Forrest Run. Sempre faz questão de participar dos eventos esportivos com a camisa da Wizard.

Os resultados são assombrosos: pesava 180 quilos e agora já perdeu 60, e a meta é perder mais 10 o mais breve possível.  "Ganhei 45 medalhas e até o fim de ano pretendo ganhar 70, uma para cada quilo perdido".

Depois das corridas e caminhada mais  curtas já está participando de meia maratona por vários lugares do Brasil e exterior (já correu até em Orlando, na Flórida). O objetivo nessas competições em que participa não é chegar em primeiro. Não se importa em contar que foi último colocado por duas vezes. E mesmo chegando em último teve a sensação de ser um vitorioso. Em suas palavras: "correr cansa, sofá mata".

E o objetivo agora é participar de uma maratona. E apesar de já estar inscrito na maratona de Berlim 2011, que acontece em setembro, foi aconselhado pelo   irmão a não disputá-la, a ir devagar nesse tipo de competição, sem pressa, não dar passos maiores que as pernas.

Detalhe curioso em tudo isso: o dinheiro que utiliza para participar das maratonas, pagamento de inscrições, transporte  e tudo mais, vêm do dinheiro que economizou para a cirurgia de redução do estômago: "Havia separado 40 mil reais para a operação e ainda tenho 22 mil na poupança".

Cláudio Garbi quando corria  era, segundo  sua definição, um gigante na multidão que chamava a atenção somente  pelo tamanho. Mas agora está chamando a atenção pelo extraordinário exemplo de superação que demonstra.

Parabéns Cláudio pela superação de vida, você é exemplo para muitas pessoas.

Se você tem uma história de superação como a de Cláudio me mande para publicar aqui no blog: jmaratona@jmaratona.com

18 comentários:

  1. Nossa Jorge isso que é superação. Parabéns ao Claúdio.

    ResponderExcluir
  2. É a presença de Deus nos detalhes... grande história. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Grande exemplo de força de vontade, parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. é sempre bom ler essas Histórias.
    showwww !!!!

    ResponderExcluir
  5. Histórias inspiradoras como sempre.

    ResponderExcluir
  6. Meus parabéns, isso é que é foco, disciplina e determinação. A cabeça precisa estar livre da neurose de ter que ganhar... ganhar... ganhar. Eu também faço minhas provas com o único objetivo de concluí-las. Isso já é uma grande vitória. A vitória está dentro da gente, das nossas superações e dos nossos objetivos sejam eles quais forem. Esses objetivos podem ser insignificantes para uns e gigantes para outros. Um grande abraço e mais uma vez parabéns!!!
    Monica Otero (www.monicaotero.com.br)

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo Jorge essa legião de ex-sedentarios e obesos cresce a cada dia ... e creio que somos os pioneiros nessa batalha e inspiração ... Parabéns por mais essa bela história que vc compartilha conosco !!!

    Sucesso Sempre !

    ResponderExcluir
  8. Mais um grande exemplo de superação.

    Abs

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Uau, esse cara fez a escolha certa. Incrível como podemos transformar tudo em nossas vidas.
    Parabéns pelo post.
    Abraço,
    Ingrid

    ResponderExcluir
  10. Jorge,
    Estou maravilhada com o exemplo de superação do Claudio.
    Realmente muito inspirador esse relato.
    Quem sou eu para me sentir incapaz de perder míseros 10kgs? kkk
    Obrigada por compartilhar.
    Parabéns ao Claudio pela determinação e força de vontade!

    ResponderExcluir
  11. Ae Jorge, sempre nos contando boas histórias e nos motivando também né.

    bjs
    Vânia

    ResponderExcluir
  12. Legal abrir o espaço para histórias de outros corredores. Gostei.

    Espero que a história inspire mais pessoas a iniciarem alguma atividade esportiva!

    Abs,
    Shigueo

    ResponderExcluir
  13. É isso aí! Saúde, reeducação alimentar e acima de tudo, disciplina! Congratulations!

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que nossa determinação pode e sempre nos leva mais longe do que podemos imaginar...

    Parabéns Claudio pela determinação e superação em todo esse trajeto que a cada conquista vai ficando mais e mais longo...

    Daqui a pouco entra pro mundo das ultras assim como nosso amigo Jorge, quem sabe?


    Um forte abraço e continue assim!!

    ResponderExcluir
  15. Cláudio, parabéns pelo exemplo de dedicação e superação! Seguindo o caminho da disciplina e do comprometimento você atingirá todos os seus objetivos!
    Jorge, obrigado por compartilhar essa lição de vida!
    Abraço,

    ResponderExcluir
  16. Isto é Fantastico, Parabens Claudião ou melhor agora Claudinho, voce é dez.

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista