quinta-feira, 28 de julho de 2011

O poder da Superação...

No dia 17 Julho 2011, tivemos a Maratona do Rio, muitos corredores passaram mal, inclusive quando eu passei no Km 33 também senti mal me dando uma forte dor abdominal que me fez parar por 20 minutos e como não deu para cumprir o objetivo que era correr abaixo de 3 horas, voltei para a prova e completei a maratona. Já na chegada vi mais alguns corredores passando mal e um fato que chamou atenção de todos foi este corredor abaixo chegando rastejando, faltando alguns metros para ele completar a maratona ele não conseguia correr e foi até até o final rastejando os médicos até tentaram pegar ele, mas ele disse que era para tirar as mãos de cima dele que enquanto ele não cruzasse a linha de chegada ele não iria parar, pois assim que ele cruzou a linha de chegada os médicos levaram ele para o posto médico a galera que estava lá vibraram muito com a chegada dele. Parabéns para esse corredor e para todos que ao terminar a prova não desistiram de tentar...Superação total...
Abaixo segue um vídeo semelhante a essa chegada como a de cima, uma corrida de 5Km em Boston onde um corredor também não aguenta chegar e vai rastejando até a chegada.
A frase abaixo é do famosíssimo americano ultramaratonista Dean Karnazes, mas alerto a todos os corredores, quando forem se superarem, tomem cuidado porque pode deixar sequelas, pois já vi alguns corredores tentando se superaram e inclusive até morreram. Quando eu corri a minha primeira Ultra de 50Kms, quando cheguei num topo de uma montanha no 15Km a minha panturrilha da perna esquerda estourou e eu em vez de parar, reduzi a velocidade e fui até o final correndo sentindo dores, no primeiro momento me superei, mas no segundo momento eu tive que ficar 2 meses parado lesionado cuidando da panturrilha, portanto tomem corredores tomem cuidado ao se superarem.

Bons treinos!!!

12 comentários:

  1. bacana, Jorge, bela mensagem. No tom certo. Ótima ressalva ao final! #aisim
    Abraço,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. bah bem dito, isso que falas é o que muitos que estão iniciando acham. Que se superar naquele momento é tudo, porém após o corpo cobra em dobro!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. é difícil tomar a decisão de desistir. nem sempre usamos a razão. vai da maturidade de cada corredor.

    ResponderExcluir
  4. Grande Big Jorge ., a persistencia e a auto confiança é a chave do sucesso .,
    Ainda bem que somos Brasileiros e nçao desistimos nunca !!

    Abraçoss e bons treinos !!

    Romildo

    ResponderExcluir
  5. Cara, nem me considero corredor ainda, mas eu gosto de correr, do jeito que dá, com o tempo que der, e vendo esses vídeos só me fortalece a vontade de continuar. Usando uma frase que aprendi depois de sair de serviço nos jogos mundiais militares: "Se a dor é uma certeza, o sofrimento é um opção".
    Abraços irmão!!

    ResponderExcluir
  6. Muito emocionante mesmo! Parabéns pela mensagem!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom mas insisto na tese de que ha um limite para resistirmos ao desconforto da dor ou mal estar.
    Em situações extremas devemos sim desistir da prova . Não podemos por em risco nossa vida, só temos uma.Corridas tem a toda hora em vários lugares.

    ResponderExcluir
  8. Concordo totalmente com o Luiz, aka Canelafina. Na segunda-feira, a vida continua...

    ResponderExcluir
  9. A mensagem do Dean Karnazes é interessante e até motivante mas eu contra ponho com outra mensagem: "Podes perder uma batalha, mas não a guerra". Quero com isto transmitir que por vezes mais vale perder uma corrida do que ficar lesionado gravemente ou até mesmo falecer.
    Tem que existir bom senso por parte de qualquer atleta, a superação faz parte do caminho para o sucesso mas a decisão de parar também.

    Para mim é uma completa irresponsabilidade ver um miúdo estatelado no chão e os responsáveis médicos não fazerem nada para o ajudar, entrando numa lógica demagógica de um heroísmo populista que todo o mundo gosta de observar.

    Aqui em Portugal tem um ditado popular que diz: "Os heróis estão de baixo da terra...".
    Penso que não é preciso dizer mais nada.

    Bons treinos!
    Rui

    ResponderExcluir
  10. Realmente incrível o que a realização de uma conquista pode faz nos levar a fazer.
    Parabéns pra este guerreiro.

    Valeu Jorge.
    Abraço.


    tutta
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Tenho esta frase de Karnazes em meu blog e cm assinatura de e-mail. REPRESENTA toda a persistência que diversos corredores apresentam ter em certas corridas.Certos momentos parece até imprudência...mas cada um sabe do seu corpo né Jorjão.

    Abraço e linda a postagem sobre superação

    ResponderExcluir
  12. Eu fui um dos que "pereceram" frente ao calor da Maratona do RJ, mesmo assim baixei meu recorde pessoal.
    Corretíssimas a tua observação, devemos ter consciência do limite entre superação e imprudência.
    Os bônus e os ônus serão colhidos pelo próprio atleta.
    Algumas vezes, é melhor se poupar para competir outro dia.
    Parabéns pelo Blog!!!

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista