terça-feira, 24 de maio de 2011

Maratona Sub 3 horas, É possível???

Essa polêmica eu li no blog Correria do editor de redação da Revista Runners World Sérgio Xavier Filho. Para quem quiser acessar o texto da revista na íntegra e ler basta clicar aqui, vários corredores comentaram o que achavam, inclusive eu. Se dar para correr uma maratona em menos de 3 horas é claro que dá sim, eis minha posição abaixo:

Se treinar com dedicação consegue correr sim uma maratona abaixo de 3 horas, pois eu sou exemplo disso, pois comecei a correr em 2001, logo após eu ter emagrecido 35 quilos, corri a Meia Maratona Internacional do Rio (minha primeira competição oficial) treinei somente 02 meses e terminei a mesma em 01 hora e 55 minutos, corri várias provas pequenas e várias Meias Maratonas e no ano de 2003 decidi correr a minha primeira Maratona que foi a do Rio e concluí em 03 horas e 18 minutos, no ano de 2004 corri 03 maratonas: no mês de Maio eu corri a de São Paulo fazendo em 03 horas e 04 minutos e logo no mês seguinte em Junho eu corri a Maratona do Rio em 03 horas e 15 minutos, não satisfeito treinei com afinco e fui em busca do Sub 3 horas na Maratona de Curitiba, terminando em 02 horas e 52 minutos (Muitos corredores disseram que o percurso lá é difícil pacas, pois eu não achei), fiquei muito feliz e comemorei a beça. No ano de 2005 concluí a Maratona do Rio em 02 horas em 53 minutos e no ano de 2009 na Maratona do Rio concluí em 02 horas e 59 minutos.

Muitos disseram no blog Correria que precisa nascer de novo, que tem que ter lastro nas corridas e etc e etc, para acontecer esse milagre de correr a Maratona abaixo de 03 horas. Também ouço de muitos corredores que eu corro pacas...Pois tem que treinar e ter lastro sim eu sempre falo para todos os corredores que se quiserem correr bem tem que se dedicar, pois um corredor tanto corredor de Elite como Amador é como se fosse uma casa sendo construída em que um pedreiro dia a dia vai assentando tijolo até concluí-la e é assim também o corredor seja de Elite ou Amador que dia após dia vai treinando (conquistando Km por Km), vai tendo uma boa alimentação, descansando bem e etc e etc...É o seguinte se o corredor(a) colocar na cabeça determinando seja qualquer coisa, tanto nas corridas ou na área profissional consegue sim, é claro que muita das vezes muitos corredores irão encontrar BARREIRAS (até eu já encontrei várias), mas se não desistir e prosseguir até o final consegue sim. Ahhh pode ser que muitos dizem que eu sou militar que tenho tempo para treinar e etc e etc, não é bem assim não, às vezes não disponho de tempo para treinar e quando isso acontece eu acordo mais cedo ou também treino na hora do almoço ou mais tarde quando saio do serviço.

O problema é que muitos não acreditam e discordam do seu próprio potencial, veja bem antes de entrar para o mundo corrístico eu odiava correr e falava que os corredores eram tudo malucos, dizia para que correr, ficar cansado e suado??? Mas um dia foi preciso eu sair da casa dos 65 Kg e parar nos 03 dígitos 100Kg e ficando mal da saúde e como não queria morrer cedo e vi que tinha uma luz no final do túnel, fui em busca dela e como muitos já sabem...me superei e para quem odiava correr hoje eu amo correr e ainda mais sendo provas de Ultramaratonas...

E aí corredor o que você acha? Nos vemos na linha de largada!!!

33 comentários:

Leonardo Nista disse...

Fala meu parceiro!!

Concordo com você quando diz que é possível correr abaixo de 3 horas, não que eu já tenha corrido ou esteja perto de conseguir, mas a base de tudo é o treino, se treinar com foco e acreditar, com certeza conseguirá fechar!

As pessoas dizem que você corre pacas, que é um em um milhão! mas é aquela velha história, "ninguem vê as pingas que você toma, apenas os tombos que leva!" (traduzindo, ninguém vê os treinos que você faz, apenas suas vitórias!)

Acredito que todo seu desempenho e velocidade que vem apresentando nos ultimos anos são apenas frutos de todo treinamento que você faz rigorosamente!

Continue sempre assim! Inspirando outros corredores a correr e treinar cada vez mais!

abraços

Leonardo Nista
Corro por Correr
@leonista

Samuel disse...

Sempre digo Jorge:

O nosso limite é do tamanho da nossa força de vontade.

Você foi atrás do seu sub 3 e eu estou indo atrás do meu sub 4. Cada um no seu objetivo e dentro do seu limite.

Assim vamos conseguindo ultrapassar barreiras até então intransponíveis.

Grande abraço.

Alessandro S Silva disse...

Hoje é o "Dia do Desafio". Já contribuiu fazendo alguma ativididade física?

Boas Corridas!!

Alessandro
http://blog42195.blogspot.com/
@alesilvabr

GILMAR FARIAS disse...

Jorge,
Acho que força de vontade aliada a condição de saúde pode superar qualquer barreira.
Lembro quendo o sonho era terminar uma prova de 10 km abaixo de uma hora. Atualmente, o meu melhor tempo nessa prova foi de 42 min. Penso em um dia fazer um sub 4 na maratona, mas é preciso treinar e ter foco.
Por enquanto, estou feliz apenas por terminar os 42.
Conhecer parte da sua história de corredor é inspiração para muita gente.
Abração!
Gilmar

Ingrid disse...

Jorge,
Essa estrada que nos auto colocamos cheias de obstáculos, nada mais são do que medos internos.
Vencer a barreira desse medo e superar obstáculos é o aprendizado necessário para que possamos acreditar em nós mesmos, sempre.
Grande abraço!
Ingrid

Bons Km disse...

Jorge, boa sorte na busca pelo teu tempo perfeito, apesar de eu acho que você corre muito, e teus sub 3 hrs foram muito merecidos, e que voce se dedicou muito e isso foi fundamental, mas eu acho que pra algumas pessoas mesmo com muito treino é impossível, se a genética não te dá uma ajudinha pra mim parece inviável...
Bjinhos
Ju

Carlos Castro disse...

É um belo artigo, Jorge!
Curioso! Há dias publiquei um artigo com o título MARATONA ABAIXO DAS DUAS HORAS.

Para quem quiser ler: http://cronicasdascorridas.blogspot.com/2011/04/maratona-abaixo-das-duas-horas.html#links

Abraço!

BMW disse...

Jorge, belo post !

Concordo com você !

É possível SIM, basta treinar e treinar muito. Porém, alguns desistem e ficam na zona de conforto. Eu sou um deles rs... porém não tenho o sonho de fazer uma sub-3h, quero sim fazer uma sub-4h. E pra este sonho realizar eu vou trabalhar para acontecer.

um abrx, bons treinos.
Michel
http://bmw-runner.blogspot.com

Roberto Encarnação (Bikeselva) disse...

Olá, Jorge!
O caminho para ser sub-3 numa Maratona, em minha opinião, pode ser um tanto mais fácil para algumas pessoas. Entretanto tenho certeza que dedicação, esforço, paciência, equilibrio e priorização de objetivo, paulatinamente, pode levar aquelas outras pessoas (sem predisposição aparente) a "chegar lá"
Parabéns pelo post!

Fábio Namiuti disse...

Impossível não acho não... O que varia, e varia bastante, é o tamanho do esforço que cada um vai ter que fazer pra conseguir isso, brigando muitas vezes até contra fatores genéticos. E a noção de se isso vale ou não a pena. No meu caso específico, tenho certeza de que o esforço seria quase sobrenatural e que não estou disposto a enfrentá-lo. Se eu conseguir continuar correndo maratonas e melhorando gradativamente os meus tempos, seguirei satisfeito comigo mesmo. Agora, se for o sonho de alguém, que vá atrás dele. E boa sorte.

Abraço!

Fábio

Dani disse...

Oi Jorge,

Tb concordo que basta ter força de vontade e muito treino que podemos conseguir ótimos resultados, inclusive um sub-3h numa maratona. Mas, infelizmente, temos algo chamado genética e isso pode sim nos atrapalhar muito.

Seria mais ou menos eu querer correr uma prova de 10 km pra 40 minutos. Nem com muito treino eu consigo isso. É uma pena, mas a minha genética não permite isso.

Vc tem sorte de ter boa genética e é claro treina muito. Só genética não basta.

Bjos,
Dani
correndoemagrecendo.blogspot.com

cesinha disse...

Olá Jorge,
É claro que não é impossível, como ex-fumante, sou prova viva disto.
Fumava 2 maços de cigarro por dia e corri maratona em 2h57...
Acontece que deve ser considerado o ponto de partida de cada um, o atleta sendo jovem, magro e disciplinado é até fácil.
Agora, se o atleta não é jovem, está fora do peso e não tem tanto "sanguenoszóio" as coisas complicam bastante..
Abs,
Cesinha
www.cesinhanascorridas.com

Wladimir Azevedo disse...

100% com tudo q vc disse !!!

Não faço uma maratona nem para sub 4, mas há 4 anos eu nem corria 5 km... E hj estou em Floripa para o meu primeiro Iron... Tudo é treino !!! Se hj vc não consegue , amanhã terás outra oportunidade, assim é tudo na vida.

Grande abraço,
Wlad

Enéias Palma disse...

Muito legal seu depoimento. Acho que você está certíssimo. O lance é se dedicar e treinar.

Joka disse...

Acho que sim, mas eu não consigo...kkkkkkkkkkkkk Bons treinos man

Antonio disse...

Para alguns ísso é possível, basta dedicação aos treinos, alimentação certa e descanso apropriado. Para outros, mesmo com um esforço fora do normal, isso não é possível devido a GENÉTICA.

Everton Domingues disse...

Sabe, Jorge, amo corridas de rua. Mais ainda sou adepto das mais curtas, entre 10 e 15km. Mini e maratona pra mim ainda é um livro não lido... rsss
Gostei do seu blog e deixei minhas marcas por aqui. Sou corredor, jornalista esportivo e tenho outros blogs olímpicos, além do twitter, claro. Este ano montei um espaço só pra corrida e queria que fosse conhecer. Vamos trocar infos, Jorge?
Já estou seguindo seu blog.

Abrs e voltarei
Everton
www.passadasfirmes.blogspot.com
www.twitter.com/tatolimpico

Mayumi disse...

É, Jorge, se alguns já conseguiram correr uma sub-3, impossível certamente não é. Mas, como já disseram, tudo depende de N fatores! No meu caso, seria quase impossível. Nem vou tentar! Rsrsrs.
Bons treinos!

Fran @runtobefit disse...

Jorge! Alem de nao acreditar no potencial, às vezes, as pessoas tem no proprio tipo fisico um tipo de... nao sei como dizer, mas é como se fosse um atravanco, por isso talvez o fato de dizerem que precisam nascer de novo!
Bom, vc realmente foi `bem pra frente`e eu ainda pretendo correr maratona. Mas vai demorar alguns anos ainda.. por enquanto a correria é muito curta por dia, nao da pra treinar pra nem sub 5! hehehe

Dart Araújo disse...

É verdade Jorge q muitos discordam do seu próprio potencial...Mas vc vai ver que eu estando numa dessas q discordava do meu potencial superarei ai, e cruzarei o pórtico com meus amigos...claro pq vc já terão cruzado e voltarão...risos!!
bj e Obrigada por ser tão POSITIVO!!!

JAM disse...

Meu amigo ultramaratonista, gostei da sua visita e estou a retribuir, lendo com entusiasmo as suas palavras, que são de um grande corredor. Também ainda não experimentei a maratona,tenho receio de não conseguir chegar ao fim...a correr, mas tenho andado a pensar no assunto e para isso há que treinar mais e cada vez mais longas distâncias, pois só assim se consegue aguentar a maratona. O acreditar e a força de vontade são o mais importante, como referiu. Um abraço!

Anônimo disse...

Parabens Jorge pelo texto.

Tb acredito ser possivel sim ser sub 3hs, e isso dependende muito mais de transpiração do que inspiração a meu ver. Eu mesmo fiz minha primeira maratona em 3h47min em 2008 e fiz agora minha 6º maratona em Porto Alegre (22/05/2011) em 3h10min. Nao é nada facil, tem de ter muita dedicação. No meu caso quando comecei a correr tinha muito pouco aptidao para qualquer esporte e pesava quase 20 kg a mais do que hj. Tenho certeza que chego la.

Abs
Daniel Fonseca - Ipatinga MG

Vicent Sobrinho disse...

Caro Jorge. Você é uma pessoa iluminada, viu só quantos elogios para seu Post sobre maratonas sub 3horas? SENSACIONAL.As opiniões foram muito boas e sua atitude e exemplo com certeza desencadeia um monte de desejos incutidos nos corredores, sejam iniciantes ou não. Eu mesmo, que corro desde 1979, estou imbuído em tentar a Sub 3 no RIO. Meu método e planinha que utilizo é daquela época, sigo os preceitos do médico e preparador alemão Van Asken - da década de 60. O método dele é LSD ou Lenta de longa distancia, de endurance. Sem, querer, é um pouco menos do que tem feito para treinar para suas Ultras, como para mim é apenas 42k, eu apenas, rodo 90k semanais. É isso.. abçs

tutta disse...

Não vou falar que é fácil, mas também não é difícil correr uma maratona abaixo de 3 horas.
É como você comentou no texto, tem que se dedicar e ir conquistando km a km.
Eu até hoje corri apenas 4 maratonas. Na minha estréia em São Paulo em 2008 completei com 2h47, no mesmo ano em Foz do Iguaçu fiz com 2h39 meu recorde até hoje. Em 2009, devido a umas dores no peito a partir do km 37 fui obrigado a caminhar os últimos 5kms e ainda assim fiz com 3min39 e no ano passado denovo em Foz do Iguaçu fiz com 2h58.
É possível sim, basta acreditar.

Abraço e parabéns pelo texto.


tutta/ubiratã-50anos
www.correndocorridas.blogspot.com

CANELAFINA disse...

A corrida tem que ser prazerosa e devemos correr com segurança.
Devemos respeitar nossos limites cardio respiratórios , musculares etc.. A maratona tem um único vencedor e , os outros. Eu fico feliz em ficar com a maioria. Um abraço, Eduardo.

Blog do Ferreira disse...

Oi Jorge,

Parabéns pelo blog.
Quanto ao assunto em questão, pelo menos para mim a dificuldade é muito mais mental do que física. Além de treinar o corpo tenho que moldar minha mente que diversas vezes trabalha contra em uma corrida.

Se tiver um tempo passa no meu blog!

www.ferreirabikerun.blogspot.com

Abraço.

Ferreira

Alessandro S Silva disse...

Acabei de assistir à matéria na TV com você.

Realmente uma história fantástica! 35 Kg em 4 meses não é brincadeira não.

Parabéns!!

Boas Corridas!!

Alessandro
http://blog42195.blogspot.com/
@alesilvabr

Estivison disse...

Não vejo como um desafio que eu aceitaria. Mas, não é fácil não. Treinando muito e certo a maioria pode sim.
só quero chegar sem andar e ter forças para um grito de alegria final, kkk

Carlos Gusmão disse...

Olá Jorge!

Acredito que qualquer pessoa possa fazer uma maratona sub-3h, mas para isso precisa ser determinada, dedicada, saber lidar com as dores,paciência e muita concentração, pois só estando muito concentrado se consegue manter o ritmo no final da maratona. Estou cada vez mais próximo de conseguir fazer uma maratona sub-3. Neste ano fiz minha 8ª maratona em POA para 03h: 01min, pois perdi a concentração nos km finais da prova.

Ricardo Nishizaki disse...

Jorginho, cada pessoa é uma pessoa. Pra mim não daria jamais. 4min15s/km, pra mim, é ritmo de tiro curto. Não tenho estrutura física para isso. Não tenho velocidade natural. Tenho pernas curtas, tronco longo, compleição física pesada, e mesmo que perdesse uns 10 kg (60kg em 1,62m) ainda seria pesado. Eu já tive esse peso, mas quando tinha 18 anos e era magérrimo. Ou seja, mesmo magro eu era pesado. Meu corpo não foi desenhado pra correr, mas eu corro assim mesmo porque gosto. Pra mim a resposta a essa pergunta varia de pessoa pra pessoa. Assim como seria a resposta a uma pergunta do tipo "100 metros rasos abaixo de 13 segundos, é possível?". Pra muita gente é impossível. Pro Robson Caetano é fácil. Aliás, pra mim isso é mais possível do que maratona abaixo de 3 horas...

Bira na Net disse...

Valeu, Jorge!
Pois é... Já havia até desistido desse sonho de ser um sub-3h e vem você com essa história para me inspirar de novo!... Você me faz repensar nessa possibilidade! Abs! Bira

Ice disse...

Mas que coisa.. vários maratonistas acima de 4 horas falando que é possível qualquer um correr em 3 horas. Poderiam tentar eles mesmos pra provar sua opinião.

www.loverun.com.br disse...

Jorge,
também acredito que tudo é treino, inclusive correr uma maratona
sub 3h.
Comecei no triatlo há apenas 2 anos e corri o ironman este ano, correndo a maratona para 3h52, ou seja, foi treino, determinação e foco!
Assim, conseguimos chegar onde quisermos.
Abs.

www.loverun.com.br