quarta-feira, 13 de abril de 2011

PONTE QUE BALANÇA

Recebi o texto abaixo do amigo corredor Carlos Martins, daqui do Rio de Janeiro, achei excelente e divido essa história fantástica com vocês leitores.


Nesse Domingo, a ponte Rio Niterói vai se tornar um enorme tapete vermelho para mais de 8.000 mil corredores. Vamos trocar as borrachas dos pneus dos veículos pelas tecnologias das solas de nossos tênis sem a menor cerimônia. Os amortecedores dos veículos serão trocados pelos nossos biomecânicos. A potência em cavalos movimentando motores darão lugar ao torque de nossos músculos se contraindo e ativando os movimentos articulares. As mãos fixas em volantes serão submetidas a movimentos exaustivos e repetitivos pela busca do equilíbrio corporal. A poluição será totalmente revertida da fumaça para o suor de nossos corpos. As cabeças que geralmente atravessam a via com pensamentos em situações da rotina do dia a dia, estarão voltadas ao deslumbramento da paisagem e a imensa emoção de estar ali fazendo o que mais gostam...Administrando a corrida.

Vamos para mais um encontro com a alegria de viver. Corremos porque somos felizes e gostamos da vida, isso é fato. Corremos para saudar o nosso dia, para aumentar nosso ânimo, para espantar os males e talvez para diagnosticar os problemas nos que não correm. Fazemos iso em qualquer lugar com terrenos diversos. Passamos frio, calor, debaixo das águas da chuva e ainda por cima saltando suas poças. Agora correr em um local úmido e lindo, lindo, lindo como a ponte de Rio-Niterói é para poucos. Pois 8.000 mil atletas vão causar inveja em um universo de corredores que não puderam estar ali naquele dia, naquele momento. Atletas de todas as partes do mundo vão conhecer os fantásticos corredores que passarão por ali nesse dia, mesmo que sem identificação individual devido a massa humana, mas com uma identificação plural de glória a todos. Aproveitem todos os instantes da prova e guardem os detalhes em suas memórias.

Recomendações são indispensáveis nesse momento e a cautela no percurso se foca na subida. Tudo que sobe desde não se resume a lição. Prefiro "tudo que sobe perfeito desce melhor ainda". Não suba como se fosse o último momento de garra e perseverança, pois a descida exige atenção e concentração. Não vale se "matar" na subida e depois se "soltar na descida, pois teremos após o pico aproximadamente 2/3 da prova pela frente. Faça a subida focado no seu ritmo de forma a não dispersar energia e mantendo a cadência dos movimentos. Seja o que fostes no período de treinamento e preparação, evitando assim que as emoções façam você se transformar em um atleta que não é. Siga seus limites e não os passos dos outros. Esteja atento a hidratação antes, durante e depois da prova. Tal recomendação serve para a alimentação também. Use vestimentas de costumes da rotina de seus treinos. Sem novidades no dia da prova. Vale mais chegar com o tênis velho do que ficar pelo meio da pista com o novo.

Alguns estão preocupados com o balançar da ponte. Temos que agradecer aos Engenheiros a brilhante idéia incluída em seus cálculos por uma vasta história de sabedoria e conhecimento. O "trabalhar"das pontes em todo o planeta lhes fazem puramente seguras, pois se não tivesse isso, talvez perderíamos todas elas. Fique com a preocupação de "balançar" apenas seu corpo.

Cruzar a linha de chegada pode não parecer tão agradável nessa prova, pois a vontade de eternizar o percurso em cima da ponte Rio-Niterói irá lhe "roubar" um pouco da glória desse sentimento. Esteja preparado para isso, pois não saberemos quando vamos ter essa oportunidade novamente. Fica na torcida que tudo saia bem para que esse evento fique para sempre em nosso calendário esportivo.

Estou feliz por poder mais uma vez estar presente nesse maravilhoso percurso. A partir de segunda-feira, dezoito de abril de dois mil e onze...Compartilhando.

Vamos balançar a ponte!!!

Boa prova.

Obs: Carlos e a todos amigo(a)s que correrão esta fantástica prova, vamos com tudo para a Meia da Ponte de Niterói, vamos relembrar os nossos queridos amigo(a)s que correram e fizeram história no passado, agora somos nós que iremos fazer a festa na ponte correndo e muito...rsss...cada Km que eu correr vai ser pura adrenalina e no final vou comemorar muito...Valeu!!!

9 comentários:

Romildo Carvalho disse...

Wlw meu amigo!!!
com certeza estaremos lá..se deus quiser...e obrigado pelas dicas...atravessei esta ponte duas vezes por dia só que de carro durante 15 anos..rsrs. abração e obrigado pelas dicas!!!

elis disse...

oi, jorge!!!

muito legal o texto!
pra quem vai correr, então, está repleto de boas dicas!

não poderei estar aí com vocês, partilhando esse momento incrivelmente lindo, especial!
mas estarei torcendo por todos, pra que seja um dia de muita diversão, superação e reencontro com amigos!

divirta-se!!!

bjs
http://elismc.blogspot.com

Alessandro S Silva disse...

Pena que não poderei participar dessa prova. Cada vez que leio a respeito dela, fico com mais vontade.

Vai ficar para outro ano.

Boas Corridas!!

Alessandro
http://blog42195.blogspot.com/

MYLA VITACCHI disse...

Bom dia jorge

Realmente essa corrida deve ser mesmo maravilhosa, as vezes sonho em participar de uma dessas pelo Brasil a fora. Graças a Deus hoje temos corridas assim para escolher nesse Brasil lindo não é mesmo. O duro é ter grana pra tanta competição boa! rsrsrs
Espero um dia visitar o Rio de Janeiro para participar de uma delas. Deve ser ótimo correr tendo como fundo de paisagem esse cartão postal lindissimo!

um abração e boa corrida

Fábio Namiuti disse...

Boa corrida pra você, Jorjão, e para todos os que estiverem nessa bela (e cara!) prova. Aproveitem o passeio e o cenário, não é todo dia que dá pra curtir um visual desses.

Abraços!

WELLINGTON disse...

Olá Jorge!!!

Fiquei feliz ao ler o texto produzido pelo nosso amigo
corredor Carlos Martins...muito incentivador e emocionante,pois certamente será um dia maravilhoso.

Um grande abraço

Everaldo Motta disse...

Valeu jorjão!!!
Nos encontramos lá!!!
Bons treinos!
Everaldo

tutta disse...

Fantástico este texto.
E infelizmente vou ficar só na vontade de correr ali. Mas, estarei torcendo para todos os amigos que lá estarão e torcendo para que esta prova continue no calendário nacional para uma eventual participação minha no futuro. hehe


tutta/ubiratã50anos
www.correndocorridas.blogspot.com

Lucas Andrade disse...

Grande Jorge,

Gostei muito do texto, show de bola!

Uma ótima prova para você, acredito que ela será espetacular para quem puder participar!!!


Um forte abraço!!



Lucas Andrade
http://varapido.blogspot.com/
@lucasandradeti