quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A promessa e o engodo

Nem tudo são flores, fico puto da vida quando isso acontece, a matéria abaixo é referente ao Projeto Frutos do Brasil que eu publiquei aqui no blog...Que cambada de políticos safados...A matéria abaixo é para demonstrar as dificuldades que o projeto Frutos do Brasil passa para continuar existindo e como o poder público se "empenha" pelo desenvolvimento do esporte na base. Ou seja prometem e não fazem nada. Alguma coisa tem que ser feita é um absurdo isso acontecer.

A PROMESSA

Projeto ''Frutos do Brasil'' terá sede própria

Idealizado por Reilan Nunes, o ''Frutos do Brasil'' foi criado em 2003.

Em visita à zona sudeste, o prefeito Sílvio Mendes esteve no bairro Alto da Ressurreição com as crianças atendidas pelo projeto "Frutos do Brasil" e garantiu a construção de uma sede para desenvolvimento e melhorias do projeto.

Idealizado por Reilan Nunes, o "Frutos do Brasil" foi criado em 2003 e surgiu da necessidade de engajar crianças carentes em diversas atividades educacionais e esportivas, visando afastá-las do mundo das drogas. As atividades esportivas são voltadas principalmente para o atletismo e futebol realizadas por Reilan e mais dois auxiliares.

Os trabalhos já apresentam resultados: três crianças do projeto estão entre as melhores do atletismo no Brasil e vão disputar os Jogos Estudantis em Poços de Caldas (MG) com grandes chances de vitória.

Além do esporte, outro foco do projeto é a educação. Através dele, três professoras voluntárias se revezam e prestam o serviço de reforço escolar às crianças. Segundo Reilan, a condição para permanecer no projeto é não repetir o ano na escola.

O número de crianças atendidas com a nova sede passará de 200 para um total de 600 crianças
. Para Reilan Nunes, essa é uma grande conquista para o grupo: "Fico sem palavras para explicar o quanto é grande a alegria de ver o sonho sendo realizado, ver que as coisas realmente estão acontecendo e melhorando. Agradeço ao prefeito Sílvio Mendes, que demonstrou toda sua responsabilidade social e humanidade ao nos garantir essa realização".

A estrutura da nova sede contará com uma pista de atletismo, um campo para futebol society, uma quadra, piscina e salas de estudo. O projeto será feito por arquitetos da Superintendência de Desenvolvimento Sudeste (SDU/Sudeste) e deverá abrir as licitações para a realização da obra até o final deste ano.

O ENGODO:

'Tudo que eu quero é apoio'

Reilan Nunes, disse que as crianças do projeto mereciam mais apoio do poder Público

Na semana passada, Teresina se surpreendeu com Reilan Nunes, um professor que ameaçou se jogar da ponte Wall Ferraz, em protesto porque não teve um projeto aprovado para ajudar a retirar menores das ruas de Teresina. O 180graus foi à procura de Reilan para entender o porquê realmente, deste protesto radical.

PROTESTO

Reilan reivindica junto aos órgãos públicos, uma sede adequada, prometida pelas autoridades no período de campanha, segundo ele, onde possa desenvolver maiores atividades com as crianças, já que elas por falta de espaço físico, as realizam nas ruas do bairro ou na sede improvisada em um anexo na sua residência.

Ele conta que por duas vezes recebeu do governador Wellington Dias (PT) medalhas de honra ao mérito, pelo seu empenho e pelo trabalho social desenvolvido, mas que acabou devolvendo-as por não representar o apoio que ele mais necessitava. Ele se irritou com o prefeito Silvio Mendes porque este, diz ele, "vetou" um projeto que beneficiaria crianças. Segundo ele, a Embaixada do Japão conheceu seu projeto através da Internet em 2007 e prometeu liberar R$ 900 mil para a criação de um centro esportivo no bairro, mas a obra teria sido vetada pela Prefeitura.

Vejam as fotos abaixo, que falam mais que palavras:
Professores que apoiam sua iniciativa
Imagens de Reilan quando tentou se jogar

Novo protesto - agora em frente a Câmara


O educador Reilan Nunes de Carvalho, 40 anos, em protesto pela não liberação de R$ 148 mil para a construção da sede da Associação de Pais e Amigos do Alto da Ressurreição, se acorrentou na entrada da Câmara Municipal de Teresina. Ele disse que os recursos, que não foram liberados, são para o projeto Frutos do Brasil, que assiste crianças e jovens carentes, de 6 a 16 anos.

Ele informou que o projeto que desenvolve atividades esportivas, artísticas, de informática e reforço escolar foi prejudicado, porque não tem mais sede. O local, onde funcionava era cedido e foi pedido de volta. "Perdemos a escola de informática, não temos mais merenda para as crianças, que era dada pelo SESC, porque não temos mais sede", adiantou Reilan Carvalho.

O projeto atende a 214 crianças e jovens. "Já trabalhamos com 600 crianças para torná-las cidadãos. Queremos apenas a oportunidade de semear a semente para torná-las cidadãos e que sejam produtivas, tirando-as das ruas", frisou Reilan Carvalho, acorrentado pelo pé, no corrimão de entrada da Câmara de Teresina.

Ele disse que pretende ficar acorrentado sete dias na entrada da Câmara, o tempo equivalente ao tempo de funcionamento do projeto, sete anos. "Estou aqui na tentativa de sensibilizar nossos vereadores. Desde 2003 lutamos por essa obra", conta Reilan.

Desde quarta-feira, ele estava acorrentado em frente ao prédio do palácio governador Chagas Rodrigues, na avenida Marechal Castelo Branco.

- "Inicialmente, eu iria ficar aqui uma semana. Mas segunda-feira (26) estarei do mesmo jeito lá na escadaria da prefeitura. Só vou parar quando conseguir uma solução", afirma.

- Faz sete anos que, sem nenhuma ajuda de qualquer autoridade, desde o dia 23 de janeiro de 2003 atendemos 240 crianças", informa.

Reilan fazendo novo protesto


Parabenizo o Reilan, pela nobre atitude de ajudar as crianças!!!

15 comentários:

  1. Nobre causa. Lastimavel a indiferença do poder publico. Segundo o IBGE menos de 20% das escolas publicas brasileiras possuem uma quadra de esporte. Este é um pais que sediara uma olimpiada, que gastara milhoes para receber atletas do mundo inteiro. È uma vergonha ver o quadro de medalhas das ultimas olimpiadas e o quant0o são escassas as meldalhas para o Brasil. Precisamos massificar o esporte no pais, criar infraestrutura como o REILAN precisa para alavancar uma nova geração de brasileirinhos com habitos mais saudaveis. SOU SOLIDARIO AO PROJETO E PROTESTOS QUE O REILAN FAZ. SOFRO DE INDIGNAÇÃO COM A INJUSTIÇA QUE A ELE IMPOSTA. ATÉ A LUTA REILAN.

    ResponderExcluir
  2. Alguns políticos dão nojo, querem só aparecem em época de campanha eleitoral. Me solidarizo com esse protesto. Só Deus pra ter misericórdia dos menos favorecidos. Muito boa essa matéria - UM GRANDE ALERTA, é isso aí. Um grande abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Nestes momentos a única coisa que vem na mente de todos nós, é simplismente a frase do nosso reporter Boris "É UMA VERGONHA". Temos que lutar contra isto.Um abraçõ.

    ResponderExcluir
  4. Carambo Jorge, estes nossos politicos são mesmo osso duro de roer hein.
    Espero que Reilan consiga logo resolver este problema.

    ResponderExcluir
  5. Jorge,
    Não existe a menor possibilidade de envolver o meu nome ou de minha equipe a nome de um político ou de partidos. Eu nem escuto o discurso, principalmente se o assunto for promessas. O protesto é digno, mas acho que isso causa muito sofrimento. Espero que o Reilan tenha sorte com as iniciativas internacionais para tocar o seu lindo projeto, ele merece!
    Um fraterno abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  6. Muito pertinente sua divulgação e apoio ao Reilan. Alguns políticos só trabalham pra benefício próprio.
    Um abrx, Michel
    http://bmw-runner.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Cada vez me convenço mais que não há políticos honestos!
    Amigo Jorge, o meu país está de rastos!... por culpa dos nossos políticos! (corrupção, mentira, pedofilia... enfim, uma m...).
    Mas a imagem que temos cá em relação à política no Brasil, não é a melhor (talvez haja uma excepção no caso do Lula da Silva...). E porquê?! Você dá aqui um bom exemplo!
    É revoltante, seja em que país for, negar uma migalha ás crianças que precisam! Se lhes negarem esse apoio hoje, amanhã terão provavelmente ladrões!
    Jorge, continue a divulgar este projecto! A união faz a força! Quando muitos tomarem conhecimento do que se está a passar, talvez esses senhores do poder percebam QUEM REALMENTE TEM O PODER!
    Eu vou divulgar!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá Jorge, legal vc divulgar casos assim em que o grande Reilan dá a vida pelas crianças há sete anos e sem apoio público, isso é grandioso ! E esses políticos mostram cada vez mais que estão atrás de interesses próprios, abandonando causas belíssimas como é o projeto organizado por Reilan. Acho que devemos lutar p ter mais pessoas boas na política p ir tirando esses aproveitadores. Que tal vc começar como verador do Rio !! hehehe !!.
    Por fim, obrigado pela visita no meu blog, corridaderuams.blogspot.com, e gora sou seu seguidor. Falow, abraços, ah, treino ali onde vc falou, no parque dos poderes e parque das nações indígenas, ótimos lugares p se treinar. Valeu, bons treinos p nós.

    ResponderExcluir
  9. Os políticos dão tapinhas nas costas, nos abraçam para garantir votos, depois disso eles dão é tapa na nossa cara!!

    Não estão nem aí para a população. Carreira política no Brasil é só mais um lugar que se ganha um bom salário!

    Eu acho que deveriam mudar as leis e cortar o salário de políticos. Se eles amam tanto o país, seu estado e sua cidade, deveriam trabalhar de graça!!!

    Quando quero ajudar alguem, nao cobro nada por isso, faço pelo simples prazer de ajudar e na política deveria ser assim!

    Existem um país que funciona exatamente dessa forma, sem remunerar os políticos. Os mesmos possuem outras funções, trabalham de carteira assinada em empresa e cuidam da população.

    Infelizmente dia 31 está aí e nossas opções são lamentáveis! Só nos resta rezar e muito!

    Leoanrdo Nista
    www.corroporcorrer.com.br
    @leonista

    ResponderExcluir
  10. eu não conheço político honesto. Mas acredito existir.
    mentiroso merece cadeia

    ResponderExcluir
  11. Nobre causa Jorge e até aconselharia que você enviasse este tipo de carta para o CQC. Pode parecer palhaçada mas os caras ficam na cola no proteste e quem sabe não conseguem esta sede.
    Poxa é lamentável que neste país o investimento em educação, esporte e na cultura seja minímo. Como podemos ver até investimento em cultura neste país é a base de pouqíssimo editais que são lançados durante o ano e que acabam nas mesmas mãos.
    Triste. Por que vocês também não tentam apoio de empresas que tenham interesse? Sabe que existem espaços públicos que podem ser adotados por particulares né. Tipo praças e outros mais. Vejam se seria o caso desta sede.
    Abraços e desejo que a tão sonhada se torne real um dia.

    ResponderExcluir
  12. É de se indignar mesmo né Jorge.. Poxa vida... outra dia estava conversando com uma mulher que trabalha na camara da prefeitura da cidade que eu moro e ela me contava o quanto esses caras roubam.. é demais...
    É por isso e tantas outras coisas que nossos país não vai para frente.. EU mesma não sei quem será pior para governar nosso país.. é uma lástima!

    ResponderExcluir
  13. É de se indignar mesmo né Jorge.. Poxa vida... outra dia estava conversando com uma mulher que trabalha na camara da prefeitura da cidade que eu moro e ela me contava o quanto esses caras roubam.. é demais...
    É por isso e tantas outras coisas que nossos país não vai para frente.. EU mesma não sei quem será pior para governar nosso país.. é uma lástima!

    ResponderExcluir
  14. leia atentamente minhas palavras:


    lutamos e corremos atrás dessas promessas,chegaram tempos em que o professor reylan queria terminar o projeto,mais nosso amor pelo esporte era tão grande e forte que mesmo sabendo que o professor tinha terminado o projeto,todas as noites de treinos nois todos junto iria pra casa do professor,chorava e gritava o nome dele pra ele voltar a lutar com a gente,ele então ele voltou,mais nada foi levantado nem se quer uma parede.
    Passei quatro anos e meio no projeto e entaõ tive que ir embora pro maranhao ,o tempo passou e a maioria dos meus amigos que no tempo era do projeto,morreram envolvidos com drogas e outros tão nas drogas,e as meninas a maioria delas sequiram um caminho certo do estudo eu fui umas delas estou terminado meus estudos,eas outras engravidaram novas demais,nunca me esqueci daquele homem que se chama "reylan nunes de carvalho",o homem que lutou por nois crianças e adolecentes pra ter um futuro digno e honesto para não cair no mundo das drogas e nem da prostituição,pois todos os dias ele falava a respeitos de tudo o que era certo e nos falava pra gente sequir o caminho do estudo.agradeço muito a meu ex tecnico o professor reylan por que eu ouvi o que ele dizia e hoje tou terminado meus estudos e pretendo me formar,e se tivesse construido a sede como prometido,pode ter certeza eu ainda estava fazendo atletismo e sequindo meu sonho,que infelismente foi imterronpido pela promessa da sede que nunca foi contruida...essa história poderia ter um final feliz se quem prometeu "comprisse". e fizesse de muitas crianças e adolecentes um futuro brasileiroo. ass:mykaelly

    ResponderExcluir
  15. Amigo(a)s Luiz Canelafina, Emerson Jacques, Rosimeyre, Ernani Souza, Gilmar Farias,Carlos Castro, Rodrigo Augusto, Leonardo Nista, Dart Araújo, Jacke Gense agradeço pelo apoio de vcs realmente dá nojo dessa corja de políticos safados que roubam o povo e só pensam em si, mas o que é deles está guardado, DEUS tá vendo tudo isso e com certeza todos esses políticos desonestos vão pagar um dia, obrigado pelo apoio.

    OBS: Mykaelly como vc não deixou contato a msg vai por aqui mesmo, agradeço pela visita e msg aqui no blog, nossa não sabia que o Projeto do Prof. Reilan não tinha ido em frente que pena e graças a Deus, vc seguiu em frente e seguiu também os conselhos do Prof. Reilan, parabéns por tudo que vc conquistou e vai ainda conquistar a pesar de não te conhecer vc está de parabéns que Deus te abençoe e que vc continue lutando e lhe digo uma coisa NUNCA é tarde para recomeçar se todos se unirem e cobrar mais das autoridades com certeza o Brasil melhorará e muito e também vc pode voltar ao atletismo, foi como eu lhe falei nunca é tarde para recomeçar, pois no passado eu era magro e dei mole e virei obeso e fiquei mal da saúde e com isso quase eu morri e como eu vi que tinha uma solução eu comecei a correr e com isso ganhei a minha forma anterior...Digo a todos por mais que seja difícil nunca desista do seu ideal.

    Um abraço a todos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista