domingo, 17 de outubro de 2010

Frutos do Brasil

Vale a pena conhecer a história da Débora, Gefferson e outras crianças de Teresina - Piauí, eu até me emocionei vendo o esforço dessas crianças.

Criado em 2003 pelo professor da rede pública de ensino Reilan Nunes de Carvalho, o projeto "Frutos do Brasil" surgiu da necessidade de engajar crianças carentes em diversas atividades educacionais e esportivas, visando afastá-las do mundo das drogas.

Reilan sempre destaca que seu trabalho visa retirar as crianças das ruas, evitar que elas se prostituam ou virem criminosos devidos as dificuldades financeiras enfrentadas pelas famílias.

Ele treina atletismo com cerca de 240 crianças, de 6 a 16 anos, na comunidade do Alto da Ressurreição e proximidades, localizada na zona Sudeste de Teresina, no Piauí.

Além do esporte, outro foco do projeto é a educação. Através dele, três professoras voluntárias se revezam e prestam o serviço de reforço escolar às crianças. Segundo Reilan, a condição para permanecer no projeto é não repetir o ano na escola.

O projeto já apresenta resultados, principalmente, no atletismo. “Nossas crianças participam de várias competições e sempre saem vitoriosos. Há cinco anos foram campeãs na São Silves trinha, em São Paulo. No 1° GP Teresina de Corrida de Rua, das 20 primeiras colocações da categoria infantil, 11 foram de alunos do projeto. Das 34 medalhas disputadas na 13ª etapa do Circuito CAIXA de Maratoninha, os atletas do Frutos do Brasil conquistaram 29, demonstrando os bons resultados do projeto", comemora Reilan Nunes.

Assista uma matéria sobre o projeto:


Projeto Frutos do Brasil
Coordenador: Prof. Reilan Nunes de Carvalho
Fones: (86) 9451-8342 / 9442-7160

9 comentários:

  1. É isso aí Jorge, um bom exemplo gera vários bons resultados. Abraço, Marluce

    ResponderExcluir
  2. Olá Jorge, tudo bem?

    Nota 10 hein. Felizmente ações como essa estão aumentando no nosso país. Faem umas 02 semanas que vi no Esporte Espetacular uma ação parecida em uma das favelas do Rio de Janeiro. Vou ver se encontro o link da reportagem e te envio, é muito bacana. Que ações como essas só aumentem no mundo.

    Bons treinos ai Jorge.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Bem legal o projeto.
    É isso aí. Ajudar é sempre bom.

    Abraço e bons treinos!

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo Jorge!

    Ainda bem que trouxe este excelente tema ao seu blogue!
    Pessoalmente fez-me recordar o tempo em que formei uma equipe de crianças. Comecei com 9 e depois de algum tempo eram 49! Os primeiros, fui eu quem pedi aos pais para os deixar vir aos treinos, depois, eram os pais a pedirem - por favor - para eu os deixar entrar no grupo! A condição era não ter notas negativas na escola...
    Foi muti gratificante!
    Gostei de recordar!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. OLÁ JORGE.
    BELA ATITUDE.
    TAMBÉM ME EMOCIONEI MUITO VENDO O DEPOIMENTOS DESSES ATLETAS MIRINS
    COMO O DEPOIMENTO DA DÉBORA. POIS É TEM QUE ACREDITAR.
    VALEU PELA DIVULGAÇÃO
    FIQUE COM DEUS
    BONS TREINOS
    LUIZ BITTENCOURT

    ResponderExcluir
  6. o Brasil tem jeito. Depende de nós.
    valeu e até breve !!!

    ResponderExcluir
  7. Fala Camarada!

    Que bela iniciativa, não acha?

    Sem contar que o trabalho com crianças é muito valioso, é como se fosse um investimento comprometendo cidadãos de bem com nossa sociedade.

    Graças ao espote!

    Abração

    Rodrigo Xavier

    http://meucorpoativo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Muito maneiro esse projeto.
    É de exemplos assim e de pessoas com coragens para levar em frente projetos como este que o Brasil precisa.
    Parabéns pela divulgação caro amigo Jorge.
    Abraço.


    tutta/ubiratã-pr
    www.correndocorridas.blogspot.com
    Twitter: @tuttacferreira

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista