terça-feira, 13 de julho de 2010

Maratona do Rio - Tá chegando a hora!!!

REALMENTE CHEGOU A HORA!!!
"Muitos treinos se passaram. Pisamos em asfalto, areia, grama, subimos e descemos ladeiras, corremos na chuva, no frio, no calor, com vento contra e a favor, com sono pela manhã, cansado a noite, com algumas lesões pelo corpo, com fraquezas na mente, fortalecido pela força atlética interior de cada um de nós, contra o social algumas vezes e rodeados de amigos em outras. Treinamos vivenciando as palavras fartlek, ritmo, intervalado, competição, alongamento, nutrição, descanso e mais algumas outras do universo corredor. Treinamos certo e errado. Mas treinamos, treinamos, treinamos, treinamos... treinamos muito."

Se você leu o texto acima e se identificou com todas ou a maioria das afirmações com certeza se considere um corredor de maratonas. Não importa se no currículo já tenha completado 50 (cinqüenta), 01 (uma) ou até mesmo seja iniciante na distância, pois devemos treinar com empenho e nunca negligenciar o compromisso. Os corredores de maratona nem sempre são todos os que estão na linha de largada alinhados lado a lado, mas sim, os que encontramos treinando dia a dia com foco na prova desde o início, a meses atrás, e vamos continuar encontrando correndo saudáveis após a prova. Devemos levar para a prova todas as aprendizagens e virtudes que colhemos nos treinos e nunca o vazio. Não tem como em sã consciência realizar uma maratona sem treinos adequados, pois o preço da dívida poderá ser cobrado com danos físicos e psíquicos na carreira atlética. Corram de forma saudável, deixando a insanidade para aqueles que os classificam como insanos porque são incapazes. "Estamos mais próximos da linha de chegada mas não perto do fim."

As kilometragens altas dos treinos ficaram para trás. Agora na última semana que antecede a prova os cuidados com nutrição, alongamentos, descanso, relaxamento e treinos leves são essenciais. O mais importante é que após o evento os cuidados com a preparação devem permanecer. Sim, UMA MARATONA NÃO TERMINA AO SE COLAR A MEDALHA NO PEITO COMO A MAIORIA ENTENDE. Os treinos devem continuar se possível após uma reavaliação médica (avaliando o estado físico geral), orientação nutricional (alimentos com ação anti-inflamatória e construtora), psicológica (em alguns casos os atletas tomam o desânimo pela prática de exercícios após a prova), avaliação fisioterápica (auxiliando na identificação e reparação dos danos). Posteriormente a isso o treinador dará o suporte com foco na restauração atlética regredindo a planilha de treinos até alcançar um patamar estável e seguro. Nem sempre os atletas amadores tem acesso a essa realidade e os compromissos do dia a dia acabam os afastando desses pontos importantes ao bem estar orgânico. Estejam atentos a qualquer sinal que seu corpo envie em sua rotina pós prova e tomem as providências necessárias. Lembre-se que foram vários meses dando estímulos por vezes agressivos ao aparelho locomotor, ao sistema cárdio pulmonar e até mesmo a saturação psíquica. No retorno aos treinos toda atenção é pouca porque geralmente alguns atletas de elite reagem bem após 48 horas e os amadores podem variar de cinco a quinze dias (podendo ser mais) para restabelecer suas condições físicas básicas, mas como isso não é uma regra , fazer valer a individualidade será o ideal.


"Vamos para a prova, vamos para a glória."
Com certeza será um maravilhoso dia. A emoção estará presente com toda certeza. Correr no maravilhoso percurso do Rio de Janeiro com a organização impecável da Spiridon só deixará a liberdade de correr na mais apurada simplicidade.
- Hidrate-se bem (sem excesso) - Faça alimentações saudáveis (não altere sua rotina alimentar de forma brusca) - Use vestimentas adequadas (evite roupas e calçados novos).
- Use vaselina sólida em partes de atrito corporal - Protetor solar - Micropore (esparadrapo), boné, óculos se for habitual - Alguns suportes como gel de carboidrato, rapadura, sachê de mel e etc. só devem ser usados se já os experimentou nos treinos - Deixe o material todo pronto de véspera.


OBS: Não esqueça seu corpo nem sua alma em casa, leve-os para a prova.


Nos vemos na linha de largada, Boa Sorte a todos!!!

19 comentários:

  1. Gostei da observação final. Precisamos mesmo de ambos numa corrida dessas.

    Grande prova, amigo Jorge, e a todos os que estiverem no Recreio a caminho do Aterro nessa manhã especial de domingo.

    Abraço!

    Fábio
    http://www.fabionamiuti.hd1.com.br

    ResponderExcluir
  2. Show, Jorge! Estou com aquela inveja (boa) de quem vai para a Maratona. Cada coisa na sua hora. Desejo muita sorte para vocês e espero encontrar a maior parte por lá.
    Grande abraço,
    Sérgio Melo
    http://corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Jorge
    te desejo uma boa maratona, mais uma...
    Abraço de Portugal.

    ResponderExcluir
  4. Oi amigo estou aqui torcendo por vc.

    Gostaria de saber se vc já participou da (30km Beach Cross Peruíbe-Itanhaém).E se já e tiver alguma postagem me avise, ou algum amigo que participou e tenha algumas dicas em blog.Um grande abraço.Não que eu vá participar rsrs um amigo me perguntou.

    ResponderExcluir
  5. Que vontade de estra nessa festa!!!
    Boa sorte!!!
    Abraços,
    Thiago Melo
    http://corredoraprendiz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Estou na torcida !!!
    e continuo treinando diariamente para a minha maratona.
    vá nessa força e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  7. É isso ai amigo Jorge !! esta chegando a hora de colocar em pratica todas essas horas de treinamento !!Como o amigo Fabio falou ., muito bom essa observação final ., boa prova , estarei torcendo por vc !!

    Um abraço !!

    Romildo freitas

    ResponderExcluir
  8. Fala Jorge,

    Muito obrigado pela visita em meu blog. Realmente as provas Track & Field são mais caras, porém, o temos um retorno positivo: não são eventos lotados de gente e isso dá um conforto e qualidade maior ao atleta, eu que já corro há nove anos, prezo por isso.

    Agora quanto à sua próxima corrida, minha torcida é para que você faça uma excelente Meia Maratona. Nunca corri aí, quem sabe na próxima edição. Boa sorte e traga a medalha para todos nós blogueiros vermos!!!!

    ResponderExcluir
  9. Valeu Jorge, pra quem vai correr a primeira maratona as suas dicas são valiosas. Se der certo, e você não se chatear, espero poder tirar uma foto com você para registrar o momento e postá-la na pagina do orkut Corrida de Rua RN, daqui de Natal/RN.
    Um abraço
    Claudio

    ResponderExcluir
  10. Fala Jorge..

    Me desculpe, vi tanta gente aqui em São Paulo dizendo que faria a Meia Maratona...

    Bom, de qualquer forma, tenha uma excelente performance na MARATONA DO RIO DE JANEIRO. Fazer 42Km aí não deve ser nada fácil! Depois nos conte como foi mais essa experiência!!!

    Abraço

    Daniel Gonçalves

    ResponderExcluir
  11. Amigo Jorge,
    Te desejo uma excelente prova. Que você atinja os seus objetivos, como costumeiramente vem fazendo. Acompanhei parte de seus treinos, e é legal ler o seu relato ponderado e ao mesmo tempo com boas dicas e orientações.
    Desejo a todos os participantes da Maratona do Rio uma excelente prova!
    Abraços,
    @JoelMaratonista

    ResponderExcluir
  12. Amigo Jorge!!!!

    Pode deixar que no próximo mês nos encontraremos aí no Rio de Janeiro.

    Realmente a corrida nos traz coisas muito boas, inclusive grandes amigos, né!

    Esse seu post foi cheio de inspiração, hein! Espetacular! Corredor que é corredor, corre com o corpo e a alma juntos!

    Estarei torçendo por vc!

    Enquando vc corre aí, estarei aqui correndo a segunda etapa do circuito Athenas!

    Um super abraço!

    Ivana

    ResponderExcluir
  13. Saudações Jorge, tudo bem?

    Realmente é muito bom poder voltar a participar das corridas e também voltar a postar e comentar nos blogs. Muito bom o texto que você publicou e as dicas também são ótimas.

    Tenha uma ótima prova.

    Abraço

    ResponderExcluir
  14. Obrigado por mais um texto inspirador, Jorge.
    Nós sabemos como isso é importante nesta etapa final de preparação e com toda esta ansiedade.
    Espero que tenha o rendimento esperado em mais uma Maratona do Rio, o que certamente ocorrerá devido a seriedade e comprometimento com os treinos.
    Nos veremos na linha de chegada.
    Abração e Boa Prova!
    Bruno Fagundes

    ResponderExcluir
  15. Ahuuuuuuuuuuuuuu !!!!!!!!! Espirito campeão man, bela força p/ galera boa prova e como sempre to na torcida total, abrax.

    ResponderExcluir
  16. Fiz um fanzone amigo para destacar o nome dos meus seguidores e visitantes fiéis, coloquei um gadget com o nome de todos que seguem o blog, estou tornando ele com mais recursos, espero que goste de minha lembrança a sua pessoa...

    http://laeelc.blogspot.com

    Está no topo das guias onde estão os seguidores, letreiro que passa... abraços...

    ResponderExcluir
  17. Sempre bons conselhos! Amanhã tb vou correr, mas coisa bem menor, farei 10K. Mas como para mim´é grande coisa, vou ter em mente os conselhos de quem entende do riscado. E boa prova! =)

    ResponderExcluir
  18. É isso aí amigo!!! Vamús nessa rumo a mais uma maratona... Eu ainda vou nessa devagar... Simplesmente na expectativa de completar!

    Boa corrida e quem sabe nos encontramos na largada... Pq quando eu chegar vc já deve ter ido embora... Rsrsrs

    Abraços,

    ResponderExcluir
  19. Fábio Namiuti que bom que gostou amigo.

    Sergio Melo continua focado que com certeza vc conseguirá meu amigo.

    António Almeida obrigado e boas provas em Portugal meu amigo.

    Rosimeyre obrigado e desejo boas provas para ti. Quanto a eu ter participado desta prova em Peruíbe eu ainda não participei amiga.

    Thiago Melo um dia vc vai estar conosco meu amigo continue mantendo o foco nos treinos.

    Estivison obrigado e bons treinos.

    Romildo Freitas valeu obrigado, bons treinos.

    Daniel Gonçalves valeu meu amigo, mais uma vez parabéns.

    Claudio espero que tenha corrido bem meu amigo. Bons treinos.

    Joel dos Santos Leitão obrigado meu amigo e lhe desejo o mesmo.

    Dona D ok querida seja bem vinda, bons treinos.

    Running Free seja bem vindo meu amigo. boas corridas.

    Bruno Fagundes Valeu meu amigo. boa prova.

    Joka valeu pela força e lhe desejo tudo de bom!

    Blogueiro Executivo obrigado pela informação ficou showww parabéns.

    Cléa obrigado e lhe desejo boa prova.

    Cláudia Donelate obrigado amiga e boa corrida para vc também.

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista