quinta-feira, 9 de abril de 2009

O valor do prazer...

Gostaria de compartilhar com vocês um assunto importante: o prazer. É algo que precisa estar inserido na nossa rotina, de vida e treinos.

Nós, atletas amadores, precisamos estar cientes de que estamos longe das obrigações vividas pelos atletas profissionais. Por isso não podemos perder o foco, não podemos nos martirizar por não alcançar em alguns momentos os nossos objetivos.

Ao contrário, nossa maior vitória é treinar dia após dia. Ter uma atividade física que nos traga novos amigo(a)s e ainda nos dê o direito de mostrar aos nossos familiares e amigo(a)s o valor do esporte, mum mundo, infelizmente, dominado por uma má alimentação, álcool e drogas.

Quero deixar claro que nossa vida é uma competição diária e não podemos criar mais uma atividade em que não tenhamos prazer. Pode parecer demagógico, mas não competir sempre pode ser algo que nos mantenha no esporte para toda vida.

Alguns minutos a mais no resultado final não pode ser causa de infelicidade, autopunição ou gerar cobranças excessivas. A competição pode te consumir.

Não veja apenas a superação de seus tempos, a perda de peso ou uma performance melhor como objetivo final. Olhe para a filosofia por trás disso tudo, pois é isso que vai levá-lo(a) a praticar esporte até os 90 anos ou mais, de maneira saudável.

Também é um grande prazer, cruzar a linha de chegada, mas se não for no tempo que você gostaria, olhe ao lado, você é vitorioso e ainda é uma exceção, infelizmente poucos fazem isso.

Desejo a todo(a)s BOA PÁSCOA!!! E não abusem dos chocolates.

22 comentários:

runningirl disse...

Opa... sou a primeira a comentar aqui em neste post super nota 10. Você está certo amigo Jorge. O que vale é participar. Eu aprendi as duras penas....mais vale sempre apena alguém nos lembrar disto.

Com este seu "post" em mente vou para mais uma linha de largada. Vou desfrutar da cidadezinha que é uma linda, vou desfrutar do povo que vive em uma zona quase que rural, vou desfrutar dos amigos que vao estar la para me apoiar, vou curtir correr a minha ultima maratona com o companheiro de corrida que esta se mudando para outro estado, enfim vou curtir sem me preocupar com pace, time, etc. vou simplesmente desfrutar desta benção que é poder correr.

Beijos mil Jorge e boa Páscoa amigo.

Fernando Andrade. disse...

É isso mesmo Amigo Jorge. Tirou-ma as palavras da boca. Sou um partidário "incorrigível" dessa filosofia. A Corrida tem que ser prazer. A competição a que se assiste lá na frente do pelotão não dá grande prazer aos atletas. É capaz até de ser dolorosa . Cá para trás é que é bom : desfruta-se.
Grande abraço e boa Páscoa.
FA

Fábio Namiuti disse...

Melhor que o caminho é o caminhar. Esta é a frase que aparece em destaque na página de abertura do meu site. E o que ela significa exatamente para mim ? Que conseguir melhorar os tempos pessoais, ir mais longe e mais rápido, vencer adversários, conquistar prêmios, subir ao pódio, ser recordista mundial ou medalhista olímpico, tudo isso é muito bom. Mas fundamental é uma coisa só: o simples fato de poder correr. É isso que permite todo o resto. E o amigo Jorge resumiu tudo em uma só palavra: prazer. Assino embaixo. Parabéns !

Abraço e FELIZ PÁSCOA !

Fábio
http://fabionamiuti.hd1.com.br/

Regis..."amocorrer" disse...

Gde Jorge belo relato e pra vc tb uma feliz páscoa...e viva o prazer de correr...REgis

Regis..."amocorrer" disse...

Gde Jorge belo relato e pra vc tb uma feliz páscoa...e viva o prazer de correr...REgis

...tuttA... disse...

É isso aí amigo Jorge.
Eu sempre digo para o meu treinador, ele sempre quer resultado, enquanto eu gosto mesmo é de apenas correr sem me importar muito com o resultado final da prova.
Pois, pra mim o que vale é o prazer de estar ali, no meio daquela multidão de corredores correndo.
Claro que chegar na frente, subir no pódio, ganhar um belo troféu, isso é sensacional.
Mas o prazer de estar correndo, mesmo que sem pretensões, NÃO TEM PREÇO...
Abraços e tenha uma FELIZ PÁSCOA.

...tutta...
ubiratã-pr.
www.correndocorridas.blogspot.com

Diego da Costa disse...

Ótimo post, sem dúvida você tem razão naquilo que escreve. Boa Páscoa a você e sua família. Abraços!!!

Álvaro e Adelaide disse...

Jorge,

É isto aí. O negócio é a filosofia, o modelo de vida adotado. Os benefícios são as consequências. Que bom que temos pessoas como você Jorge que nos ajudam e nos estimulam a buscar dedicação cada vez maior a este estilo. Somos privilegiados por poder cultivar a vida e a saúde e por poder contar com incentivadores como você que tem também uma bela história para contar.

Feliz Páscoa,

Álvaro e Adelaide
http://aearunning.blogspot.com

Vânia Almeida disse...

Muito bom Jorge. Feliz Páscoa para você e sua família e que Jesus abençoe vocês sempre.
Abraços
Vânia

Ricardo Hoffmann disse...

Jorge, exatamente o que penso tb. Esse o espírito runforfree. Parabéns pelo ótimo post, e uma excelente páscoa para você e seus familiares.

Julio Cordeiro disse...

Jorge,
Belo post.Esse mundo de corridas é mesmo sensacional!!!Fazemos amizades sinceras para a vida toda.Mesmo sem te conhecer pessoalmente,sinto que somos amigos de longa data!!
Boa páscoa,amigo
Abraços Pernambucanos,
Júlio

Carlos Lopes disse...

Feliz Páscoa.
Cuidado com os doces, folares e outras iguarias. Agora dizem que faz mal. Porque é que se foram lembrar disso? Quando a gente não sabia não faziam mal. Ou não!
Mas o que interessa é que este vosso amigo se lembrou de desejar uma boa Páscoa.
Não h+a nenhum anexo com coelho que põem ovos, nem ovos de chocolate. Só mesmo a lembrança.

G.M. disse...

Jorge,
Texto primoroso, parabéns !
Excelente descrição do que deveria ser os esportes para todos nós.
Excelente Páscoa para você e toda a sua família.
Muito agradecido pela visita e pelo comentário postado lá no blog que escrevo.
Obrigado !
Ass.: Guilherme.

Anderson Consenzo disse...

Falou e disse! :O)
O seu texto descreve exatamente como deve ser a atitude do profissional atleta.

Abraço

Rodrigo disse...

Graaaande Jorge!

Não tenho nada a acrescentar no seu post, uma Feliz Páscoa para ti e tua Família. Quanto ao chocolate é mesmo dureza vencer a tentação, acho que o máximo que consigo vai ser comer menos. De qualquer jeito o treinador mandou fazer 75 na Páscoa :D

paulo disse...

Valeu Jorge, sábias palavras,
uma feliz e abençoada Páscoa.

Pablo Bravo disse...

Grande Jorge, mais um vez ume excelente post! Como eu digo o esporte a serviço da vida e dos amigos! Feliz Páscoa para ti e tua família.

Abraço

JP disse...

Boa Páscoa, caro amigo.
É isso aí, o prazer tem de estar sempre presente, cada vez mais sinto isso, é o amadurecer...
Abraço

Stéphanie Perrone disse...

nota 10000000000000000000 este post!!!

feliz páscoa para vocês e sua família!!!

Xampa disse...

Cacildddda Becker !!!!
Pegou pesado !"!!!!!!
Mandou bem !!!!
Sensacional !!!!
Tenho pensado muito nisso nos ultimos dias.

railer disse...

ótima postagem!
eu gosto do prazer da corrida, mas sei que preciso me dedicar mais. tem hora que fico com preguiça mesmo, mas lembro como é bom quando eu corro, como é boa a sensação ao final.

Jacke Gense disse...

ADOREI!!! vc tem super razao, grande Jorge,... o importante é o prazer de estar fazendo o que gostamos....

bjs
Jacke