domingo, 11 de janeiro de 2009

Correr atrás do que?

É para todo mundo.

Para a prática da corrida de rua, não é necessário nada, além de um bom tênis.

Diria que este esporte é absolutamente democrático, e joga a favor da inclusão esportiva da sociedade, uma vez que não há necessidade de maiores investimentos para praticá-lo. Está ao alcance de todos, e é na rua.

Muitos brasileiros e estrangeiros, motivados com a idéia de perder a barriga, ou com a condição de ex-fumante ou finalmente com a idéia de manter a máquina funcionando a partir dos 40 anos, passam a praticar a corrida de rua e engrossam o número de participantes deste eventos.

No dia destes eventos, chega-se bem cedo na arena montada. Muita gente já circula por lá de madrugada. Muitos grupos reunidos para o aquecimento. Outros em fila para a retirada de última hora do chip e do número de corrida. Outros em fila para os banheiros químicos.

Quem nunca teve a oportunidade de utilizar um banheiro químico, não pode perder este momento. É grotesco. É a inclusão da população na mer.... É entrar lá e sair correndo antes da partida...rsss...

Utilizei algumas vezes, sempre que dá prefiro usar uma árvore ou mato, para o meu xixi pré-corrida. Aliás, existem filas nas árvores também. É um barato. O espírito esportivo está em todos os lugares e ninguém reclama.

Esperam-se uma hora ou mais na rua, todos aglomerados ombro a ombro aguardando o toque da corneta que marca a largada. Somos algumas dezenas de pessoas em eventos sem muita projeção na mídia. Quinze a vinte mil em eventos mais famosos. Quando se dá a largada, é aquela euforia, também tem aquela torcida organizada durante todo o percurso nos incentivando.

A corrida é rápida. Termina em uma hora e meia, mais ou menos.

Se ganha uma banana, uma maçã, um pãozinho, um suco e uma medalha de participação. Sem contar a camiseta do evento.

Conversamos com vários amigo(a)s, tiramos aquelas belas fotos e daí, todos vão embora para suas casas, felizes e com aquela sensação de missão cumprida.

Esta pratica exige muita força de vontade, determinação e uma obstinação muito grande, pois os objetivos são virtuais.

Um amigo certa vez me perguntou: "Quando jovem, você corria atrás da bola. E agora? Você corre atrás do que?".

Em 1º lugar, corro para manter a minha SAÚDE e além disso também corro para fazer inúmeras amizades nas corridas.

E você amigo(a), Corre atrás do que
?

28 comentários:

  1. Ótimo Post... Jorge!!!
    Creio que somos todos vitoriosos, pois aliamos a busca por um melhor estilo de vida com muita saúde e ainda temos a chance de fazer novos amigos e amigas!!!

    Um grande Abraço !!!

    ResponderExcluir
  2. Jorge,

    É isso mesmo!!! Um esporte super democrático!!!
    Até mesmo no final, pois o último colocado também fica super feliz já que ele também conseguiu superar o desafio...
    Eu corro atrás da superação e também para estar de bem com a vida, com saúde e disposição!!!
    E é claro aproveito para aumentar as amizades e conhecer novos lugares...

    Abração,

    Joaquim
    http://fla.blogdojoca.com/

    ResponderExcluir
  3. Ola Jorge

    Parabens pelo post. gostei onde falas ()"Se ganha uma banana, uma maçã, um pãozinho, um suco e uma medalha de participação. Sem contar a camiseta do evento.()". Realmente, muitas vezes ate corremos sem receber nada. no meu caso, corro porque;

    paixão
    saúde
    amizade
    vicio

    abraços caro amigo

    ResponderExcluir
  4. Olá Jorge, belíssimo post.

    Na realidade eu acho que corro atráz de uma medalha, de um grande amor talvéz, ou simplismente pelo prazer de correr mesmo.
    Pois, nada mais agradável do que ter saúde, conhecer novos lugares e ter novas amizades e fazer aquilo que se gosta com prazer.

    Sempre estarei por aí, CORRENDO CORRIDAS.


    Abraços amigão...


    ...tuttA...
    ubiratã-Pr
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que coincidência hein Jorge!! Esses dias mesmo a Rachel Juraski fez um questionamento semelhante no blog da Nike, mas era "Porque você corre" e não "Atrás do quê você corre" mas ambos os posts estão bons!!

    Abração

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jorge:
    Acho que eu corro atrás de saúde... e também corro da doença! Rsrs. Mas, principalmente, corro atrás do bem-estar! Ninguém merece ficar sentindo mal, com as pernas pesadas e carregando peso extra, não acha? Pois então, é isto! Bons treinos!

    ResponderExcluir
  7. Corro pela razão mais válida que conheço: porque sim!
    Ah ah ah.
    Abração.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa!!Eu corro atrás de saúde, bem-estar, qualidade de vida e pra ficar com uns coxão!!!rsrs
    Boa semana e bons treinos
    Vânia

    ResponderExcluir
  9. Amigo Jorge!
    Não encontrei palavras para falar deste seu post a não ser FANTÁSTICO ou quem sabe MAGNÍFICO!
    Explica muito bem o que significa a CORRIDA, para ser sincero ainda não sei atrás de que eu corro, mas um dia sei que vou saber!!

    Ah sim, a parte da "fila da árvore" foi muito boa!!!

    Abração Paulinho
    http://www.paulinhostone.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Jorge, ótimo post!

    Engraçado, pois ao ler o post comecei a me questionar porque eu corro ... e o fato é que eu corro por correr ... não corro necessáriamente atrás de nada ... mas corro porque me agrada e me sinto bem ...

    Acho que a sensação que ficamos após um bom treino ou prova é inexplicável ... de fato um vício.

    Mais um vez parabéns pelo post!

    Abraços,
    Leandro.
    http://corromesmo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Amigo Jorge...
    não quis dizer que o seu texto era igual ao da Rachel não, tanto é que falei que ambos eram semelhantes mas tinham diferenças...
    Ah, dizem que coincidências existem mas eu não acredito nisso não... hehehehe

    abração

    ResponderExcluir
  12. Olá Jorge, ótimo post. Eu corro para não recuperar mais os 28kgs de excesso que eu tinha e que joguei fora quando saí do sedentarismo, aliás, a pressão alta também se foi junto. Acho que só por esses dois motivos dá para saber porque eu corro.

    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Jorge,
    Agradeço por sua visita ao blog que escrevo e lhe sou grato pelas suas palavras.
    Eu corro para ter estímulo para fazer alguma (necessária) atividade aeróbica.
    Caso contrário desistiria de ficar só treinando ou correndo na esteira.
    Preciso ter um objetivo "maior", para não esmorescer.
    Grato !
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  14. Fala Jorjão !

    Tô de volta das minhas microférias (bota micro nisso, três dias só ...)

    Boa pergunta, camarada. Correr atrás de quê ? Atrás de nada. Eu corro é na frente, porque o sedentarismo, a obesidade, o tabagismo e a hipertensão arterial é que correram muito tempo atrás de mim. Agora eles não me alcançam nunca mais !!!

    Abração !

    Fábio

    ResponderExcluir
  15. Corro atrás de diversão, diversão e mais diversão, claro que isto envolve a satisfação de ir completando feitos como a primeira corrida de 6k, depois 10k, meia maratona...isto me torna feliz!

    ResponderExcluir
  16. Olá Jorge! Obrigado pela visita no blog. Vou responder, pegando carona neste tópico que você postou. Para a prova de São Caetano do Sul, fiz uma "maratona" pra chegar no local em 2007, mas desta vez, foi tudo muito fácil. Espero que facilite um pouco mais em 2011, quando o metrô ficar pronto em 2010. Não gosto nada dessa história de "fominha", pois eu acredito que bom corredor é aquele que não depende de provas para correr. Sem falar que "correr" é uma atividade democrática, mas "participar de corrida de rua" não é. Meu recorde é 64 provas em 2007. O Ortega deve ter uns 80 em 2006. Tenho vários amigos virtuais nos EUA com mais de 50 maratonas por ano (lógico que a existência dessas provas lá, facilita. Da mesma forma que fazer 64 provas morando em SP é bem mais facil que fazer 58 morando no Rio). O Ortega não é fominha, é "indisciplinado", como eu. A gente não treina, formalmente. (continua)

    ResponderExcluir
  17. Sobre a pergunta do post, o que eu busco na corrida, vou permitir separar a resposta em duas partes. Primeiro, sobre o simples fato de correr. Corro porque é uma coisa natural que me dá prazer. Não faço muitos treinos formais. Simplesmente saio correndo nas ruas, inclusive quando volto do trabalho. Já escrevi aqui antes que, se eu dia eu substituir a corrida por outra atividade, acho que não haverá nenhum problema, desde que continue cuidando do meu corpo.
    Agora, por que eu busco "provas de corridas de rua"? Dois motivos: um pra manter disciplina para maratonas. Como não faço treinos formais, transformo as provas mais curtas em "treinos". E segundo (por favor, ler até o fim antes de ficar bravo, rsrs): o fato de eu correr várias provas é uma mentalidade semelhante a de um caçador com ânsia de colocar animais raros em sua coleção, ou de um piloto de guerra, que derruba naves adversárias para pintar os seus feitos (ou ganhar medalhas) no seu avião. A diferença é que não tiramos a vida de outros seres. Porém, o que eu quero dizer é que correr mais que duas provas por mês (a não ser por uma clara meta quantitativa) é exagero. E qualquer excesso tende a ser nocivo.

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  18. P.S.: esqueci de dizer que, estou exagerando um pouco nos exemplos "lado negro" na prática excessiva de participar de corridas de rua. Mas acho um ponto necessário para reflexão.

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  19. Há uns tempos atrás corria para estar perto da filhota e do namorado!!! Agora corro, corro por tantas coisas, todas elas boas, quero é ser feliz.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  20. Oi, querido amigo Jorge! Como sempre, as suas palavras me animam a continuar a superar meus limites, a amar mais a corrida, você é um incentivo e tanto!
    Eu corro para ter mais saúde, mais disposição para essa vida tão puxada, para ter um tempo comigo mesma, de introspecção mesmo...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá Jorge,

    Eu corro primeiro pela saúde e depois por que a corrida me faz sentir um ser humano melhor e com isso faço as pessoas a minha volta muito felizes com as minhas conquistas.
    Um grande abraço.
    Renato
    www.corridaevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá amigos Jorge, ótimo post... eu comecei a correr atraz de saude, mesmo com 26 anos nao quero estar mais velho com problemas pra me preocupar com a saude né.. e agora a corrida tbem me trouxe os amigos blogueiros e isso tbem é muito legal, amizades que em breve vao tbem se tornar reais..
    Eu só estou com um grande problemas, fiz exames e minhas dores no joelho sao bursite, por hora parei de correr e vou fazer tratamento, entre em meu blog que relato todo o caso... agora é torcer pra melhorar logo né..
    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Olá Jorge, bom dia!
    Existem várias modalidade de esportes para todos os gostos, eu escolhi corrida porque gosto, agora, não corro atrás de nada não.
    É isso amigo, espero você na corrida de São Sebastião dia 20 de janeiro.
    Um forte abraço
    Everaldo

    ResponderExcluir
  24. Olá Jorge.
    Obrigado pela sua visita e olhe... felicito-o pela sua excelente condição física. Não há exame que lhe apanhe um ponto fraco! Parabéns.
    Já eu é sinusite...osteopénia...hipercolesterolémia...
    ...mas um gosto danado pela Corrida.

    Grande abraço.
    FA

    ResponderExcluir
  25. Oi Jorge,
    Corro pois me sinto bem!
    Me da prazer!
    Abraço,
    Harry

    ResponderExcluir
  26. Corro porque:
    - amo correr
    - adoro competir
    - gosto de ser conhecida como "a atleta". Impressionante. Posso estar de cabelo solto e de vestido, que volta e meia alguém diz: "olha a atleta".
    - para servir de bom exemplo para os que não cuidam da saúde
    - manter a forma, já que meu lugar no inferno é garantido pela minha gula.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista