quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Projeto Futuro Olímpico

Vocês já ouviram falar daqueles Projetos para crianças carentes, pois é ontem dia 17.12.2008 (4ª feira) – Eu e minha filha Bruna, tivemos a felicidade de participar de um encontro de confraternização muito bom, que foi realizado na Universidade da Força Aérea, um dos locais que eu treino.


Projeto Futuro Olímpico

Arnaldo de Oliveira, ex-atleta de Atletismo (Professor e Fisioterapeuta) além de várias participações no atletismo em nível nacionais e internacionais, já participou de 4 Olimpíadas. Sendo que nas Olimpíadas de Atlanta 1996, ganhou uma medalha de bronze no revezamento, ele tinha um sonho que acabou se concretizando ele idealizou o Projeto Futuro Olímpico, unindo assim a meta de Educar através do Esporte. Também o projeto conta com os seguintes professores: Célia Regina, Jurema, Vânia, Antônio Euzébio, Arnaldo, Felipe e Gustavo).


Com finalidade de desenvolver habilidades esportivas em conjunto com o crescimento intelectual de jovens talentos esportivos surgiu o Projeto Futuro Olímpico, no estado do Rio de Janeiro este Programa visa o incentivo ao atletismo, cultura e educação.


- Objetivos: Formar uma Equipe de Atletismo, de nível nacional, aproximar os jovens de atividades compensadoras, tanto física como mental, afastá-los da ociosidade e gerar barreiras contra maus princípios e drogas. Favorecer a educação através de bolsas de estudos. Promover grandes eventos esportivos com repercussão nacional e internacional.


- Público Alvo: O programa busca atingir todos os jovens e crianças (das Escolas Municipais) com disposição ao esporte, estudo e desenvolvimento pessoal e comunitário.


- Missão: Atingir crianças carentes, jovens atletas carentes, dando o suporte técnico, psicológico e educacional (pedagógico). Além do retorno à sociedade o Projeto Futuro Olímpico poderá disponibilizará aos seus investidores e colaboradores um ótimo veículo publicitário.


Este projeto é dividido em 3 núcleos: pista de atletismo do Maracanã, pista de atletismo da Comissão de Desportos da Aeonáutica e Centro Esportivo Miécido da Silva. Este projeto conta com um total de 180 crianças carentes de várias Escolas Municipais do Rio de Janeiro. Realmente é um projeto que eu vejo que tem futuro, porque eu vejo os jovens treinando com muita garra e disciplina e através do mesmos eu já estou vendo essas crianças projetando para um futuro bem melhor e quem sabe algumas delas estarão se classificando para as Olimpíadas. Bom esse projeto tem parceria com Caixa, Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Força Aérea, no início é feito uma triagem e aqueles que se destacam podem ter alguns benefícios como riocard, assistência psicológica, fisioterapia, médica, pedagógica, bolsa atleta e etc...

Antes de começar o evento os jovens atletas que lá estavam ouviram algumas palavras de incentivos do:

Cel Panissa - Presidente das instalações da C.D.A.;

Cel Wagner Garcia - Vice-Presidente; e
Arnaldo de Oliveira – Professor.
Alguns integrantes reunidos:
Cel Panissa, Cel Wagner, professores: Arnaldo, Euzébio, Jurema, Vânia, Felipe, Gustavo e alguns alunosFelipe, Leonardo Mamede e Binca (Três jovens atletas que cresceram no projeto, eu sou testemunha disso e vejo no dia a dia a luta deles que eles passam nos treinos e já são uns verdadeiros campeões. Após o almoço a criançada se divertiram algumas correndo na pista, jogando futebol, jogando vôlei e basquete.

Quem sabe no futuro essas 3 jovens se revelam no Atletismo
Paloma, minha filha Bruna e Marcela
Sei que existem mais projetos como este, mais até agora eu só conheço mais dois:

- Projeto Corujinha - É comandando pelo meu amigo Ivonaldo Alves da mesma Equipe Acoruja que eu corro, os jovens carentes são do Bairro de Duque de Caxias.

- Projeto Clube dos Descalços - É comandado pelo ex-atleta olímpico Joaquim Cruz, foi o 1º atleta brasileiro e único até hoje a ganhar medalha de ouro olímpica em prova de pista. (Los Angeles 1984 - campeão dos 800m) .


NOTA: Ajude também a descobrir novos talentos, vejam aí na sua cidade se tem esses projetos e incentive os jovens. E por acaso se vocês conhecem jovens que pode se tornar talentos no futuro que queira entrar para este projeto fale comigo, vamos ajudar o esporte brasileiro a criar novos talentos para o futuro. Bom a minha filha Bruna, gostou muito do evento e ano que vem ela está interessada em participar.

21 comentários:

  1. Parabéns pela divulgação desse projecto.
    Nós temos aqui uma coisa chamada de Centros de Desporto mas que raramente saem das escolas. Depois morre porque à volta não existe clubes que "agarrem" os talentos que vão surgindo.
    Espero que aí as coisas sejam diferentes e que o trabalho a desenvolver tenha seguimento para bem dos nossos jóvens.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Amigo de Blog e de ACORUJA,
    te mandei um dardo.
    Ah, obrigado por ter me mandado um tb.
    Abraços e valeu pelo ultimo post.

    ResponderExcluir
  3. Opa amigão. Não vou nas Paineiras pois tenho corrida no dia seguinte!
    Mas devo ir naquela subida ao cristo do final do ano.

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Jorge, tenho bastante contato com prof. de educação física nas escolas do município e volta e meia aparece um candidato a atleta de alto desempenho, vou passar a recomendar estes projetos. Obrigado por divulgá-los!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, Jorge. Parabéns por prestigiar o evento e ajudar na divulgação de um trabalho bacana como esse. O esporte tem o poder de transformar.

    Um abraço,

    Fábio

    ResponderExcluir
  6. Meus amigos
    O Natal não é a minha Festa. Uma questão semântica, ideológica, religiosa ou pura teimosia. Mas seja qual for a razão não invalida que eu não o use para dizer que ao menos nesta quadra eu me lembrei de ti, de si, do senhor ou da senhora. Não é uma mensagem que vai ao desbarato para todos os meus contactos. Vai mesmo um a um, porque é um a um que eu quero desejar todas as coisas boas que se deseja aos amigos. É um a um que eu abraço os meus amigos e lhes digo:
    Bom Natal e Prospero Ano Novo

    ResponderExcluir
  7. As crianças são o futuro da nação Jorge! E cabe a nós formá-las bem, dando oportunidades de educação e de esporte. Tenho certeza que nossos filhos irão longe e nos darão muito orgulho.
    Beijo
    Yara

    ResponderExcluir
  8. Verdade amigo, as crianças sao os atletas do futuro, se precisar de ajuda para lago, pode contar sempre comigo e familia

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo projeto Jorge, espero que logo vocês tenham ótimos frutos.

    Um grande abraço.

    Renato
    corridaevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ola Jorge, td bem?

    Mt obrigada pelas visitas no meu blog, pena q não consigo retribui-las na mesma quantidade, mas mt obrigada pelo carinho!

    Obrigada tbm pelas dicas de tenis. Quero fazer outros testes sim, mas acabei comprando um Cumulus 10,pois o q estou usando já tá pedindo p/ ter um revezamento. Assim testo outra marca e vou descobrindo qual me adapto melhor.

    Acho mt louvável a iniciativa desses projetos sociais c/ cunho esportivo. Sempre acreditei que o esporte é uma das melhores maneiras de se formar um cidadão. Pois dá disciplina, aumenta a auto estima, torna as pessoas mais confiantes, competitivas, e é claro... mais felizes.

    Aproveito p/ desejar um Feliz Natal p/ vc e toda sua família e um 2009 de mt sucesso e corridas, rs!

    Abçs

    ResponderExcluir
  11. Olá Jorge, bom dia!
    Muito bom esse trabalho. Você fez a sua parte, cabendo a nós divulga-lo como agente multiplicador. Valeu amigo!!!
    Um abraço para Bruna, Paloma e Marcele, futuro desse país.
    Fique com Deus,
    Um forte abraço
    Everaldo

    ResponderExcluir
  12. Oi Jorge,
    Muito legal essa iniciativa para pessoas carentes. Aqui no Brasil o esporte não é muito levado a sério por algumas pessoas do poder, mas com um incentivo de pessoas que realmente se preocupam com o futuro de nossas crianças, tenho certeza que teremos um Brasil melhor.
    Bom fim de semana
    Vânia

    ResponderExcluir
  13. A importância de um projeto como este não tem preço!
    O esporte é capaz de gerar alternativas que certamente contribuem para uma melhor educação das nossas crianças, dando a elas a possibilidade de terem uma vida mais digna e de oportunidades.

    ResponderExcluir
  14. Jorge,
    Parabéns pela iniciativa de divulgar o projeto!
    Abraços,
    Leandro.
    http://corromesmo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela iniciativa.
    Olha amigo,
    Nomeio-te fiel depositário de um prémio que me pediram para guardar.
    É mais um para a tua colecção.
    Mais pormenores lá no meu quiosque:

    http://leoesdekantaoui.blogspot.com/2008/12/valeu-pena-subir-essa-duna.html

    Abraço,
    JP

    ResponderExcluir
  16. Legal, estes projetos para treinar os futuros campeões! Vou procurar saber de alguns similares por aqui, também!

    ResponderExcluir
  17. Jorge, obrigado pelas palavras e pelo incentivo, a meu blog, gostei bstante de teus posts.

    Feliz Natal e um próspero ano novo, cheio de novos desafios na corrida!!!

    ResponderExcluir
  18. i think the archive you wirte is very good, but i think it will be better if you can say more..hehe,love your blog,,,

    ResponderExcluir
  19. Caro amigo, foi muito bom navegar por aqui e descobrir coisas tão legais além das informações de fundamental importãncia. É super positivo esse espaço, senti a vibração saudável das suas amizades, comunidades e dos grupos de corredores. Parabéns pelo ser humano q vc é, o mundo precisa de pessoas assim como vc. Continue assim produzindo, construindo coisas em 2009. Fiquei motivado e emocionado por tudo q vi e li no seu blog. valeuuuuuuuuuuuu!!!

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista