quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Seu Coração

Chocolate meio-amargo contra hipertensão e ataques cardíacos. Será?

Em um artigo publicado no Jornal Of American Medicine, cientistas do Hospital Universitário de Colônia, Alemanha, descrevem uma pesquisa feita com 44 pessoas que apresentavam problemas de pressão alta, divididas em dois grupos: o primeiro comia 6g diárias de chocolate meio-amargo; o segundo, a mesma quantidade de chocolate branco. Depois de 18 semanas, os pesquisadores observaram que a pressão sanguínea do primeiro grupo caiu levemente, enquanto entre os segundos nenhuma mudança foi verificada.

Pesquisas anteriores já haviam sugerido que o alimento poderiam oferecer esse benefício. No entanto, se pensava que isto só acontecia com a ingestão de grandes quantidades de chocolate meio-amargo, mas os pesquisadores constataram que bastaria apenas 30 calorias. Nenhuma das pessoas que comeram a versão amarga do doce registrou mudanças de peso ou nos níveis de glicose e lípidos ou nos níveis de glicose e lipídios e ainda houve uma "pequena mas notável"redução na pressão sangüínea - a razão seria a presença da substância polifenóis.
Contudo, a Fundação Britânica para o Coração alertou que o chocolate é "um prazer", e não um tratamento" e que frutas e verduras oferecem o mesmo tipo de proteção.


Fonte: BBC Brasil

3 comentários:

  1. Jorge obg por mais um comentário no meu blog.

    Estou grato por tantas visitas pois naturalmente nunca pensei que tivesse tanta notoriedade...

    Abç

    AGomes

    ResponderExcluir
  2. Todos os dias, eu como três pedacinhos (25g?) de chocolate com porcentagem de cacau acima de 60%. Cacau seria um alimento funcional que pode servir pra prevenir algumas enfermidades, mas para "apagar incêndio", não serve mesmo. Outra coisa importante é que "chocolate amargo" não necessariamente é mesma coisa que "chocolate com alto teor de cacau". Às vezes, é amargo por causa de sabor artificial, que é pior ainda, no aspecto da saúde. Cacau tem sim benefícios pontuais pra saúde, mas não adianta nada se descuidar dos outros pontos da alimentação... Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Amigo Jorge

    como sempre um post interessante.
    Chocolate é mesmo um dos "prazeres" em que eu "peco".
    Aproveito também para agradecer as visitas e os comentários lá no blog.
    Boas "passadas" meu amigo.

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista