quinta-feira, 10 de julho de 2008

Análise do Relato Anterior (SUPERAÇÃO)

Bom agradeço a todos que participaram da pesquisa SUPERAÇÃO no relato anterior:
- Ana - Portugal;
- Corredor X – Rio de Janeiro;
- Luciane – Santos;
- Jaqueline Araújo – Rio de Janeiro;
- Harry – São Paulo;
- Paulo Massa – Rio de Janeiro;
- Hideaki – São Paulo;
- Valter Ide – São Paulo;
- Guilherme Maio – São Paulo;
- Felipe Cine;
- Carlos Lopes – Portugal;
- Mayumi – São Paulo;
- Ian – São Paulo;
- Michel Balbino – Minas Gerais;
- Luís Mota – Portugal;
- Fábio Namiuti – São José dos Campos – SP;
- Fernando Andrade – Portugal;
- Cristiano – Rio de Janeiro;
- Régis – São Paulo;
- José Capela - Portugal;
- Vânia Almeida – Brasília;
- Fábio Vasconcellos – Rio de Janeiro.
* Se eu esqueci de colocar algum nome acima me perdoem, me escreva para eu poder corrigir.

Os elogios e as críticas foram muito bem vindas. E com isso foi mais um aprendizado que eu aprendi e com certeza irão ajudar a muitos atletas que passaram e que ainda passarão por aqui. Antes que eu me esqueça essa pesquisa foi elaborada com bastante cuidado, eu me basiei nos relatos dos corredores de Elite, porque tive a opção de pesquisar na internet, sei que a SUPERAÇÃO dos atletas de ELITE é diferente para nós corredores AMADORES e digo mais ainda para os corredores amadores não ficarem copiando os atletas de elite e inclusive já vi alguns corredores copiando atletas de elite, isso pode ser perigoso, a nossa superação tem que ter muito cuidado para que a nossa saúde não fique abalada, então atletas amadores quando forem tentarem se superarem tomem cuidado, vejam se vale a pena a continuar correndo quando vier alguma adversidade, se não der para continuar na corrida parem, vocês terão muitas corridas pela frente, mais a saúde é uma só. Não ponha em risco a sua SAÚDE!!!

*Bom já que muitos de nós corredores amadores, não temos a vida dos atletas de elite. Nós se SUPERAMOS sim, porque pagamos inscrições caras, acordamos cedo para ir para a largada ficamos expremidos até a hora da largada e não preciso ficar dizendo mais o que nós se sujeitamos para treinar e correr, porque vocês sabem muito bem o que nós passamos.
PARABÉNS CORREDORES AMADORES!!! Pela Superação que vocês tem conseguido nas corridas.
- Não estou aqui desmerecendo os atletas de Elite, só estou defendendo os atletas amadores como eu, que às vezes não medem esforços para se superarem.
Um abraço a todos!!!

7 comentários:

  1. Jorge, a maior superação está em você mesmo!

    Como um atleta amador, ser o 97o. (nonagésimo sétimo) colocado na sua categoria (40-44 anos) no Ranking Brasileiro de Maratonistas de 2007 (revista contra-relógio de janeiro/2008) é uma posição de destaque sensacional!

    O sub-3h é questão de tempo e oportunidade para você.

    Grande abraço e como você mesmo diz, boas passadas!

    ResponderExcluir
  2. Muito sensata esta diferenciação do amador do atleta de elite. Às vezes, fico triste de ver gente copiando frases de grandes ídolos do esporte e tomando como lema próprio, sem compreender o real sentido.

    Por exemplo, a célebre frase de um dos meus ídolos, Emil Zatopek: "Nos diferenciamos, na essência, de outros homens. Se você quer vencer algo, corra os cem metros. Se você quer experiênciar algo, corra a maratona." A "nova experiência" dele, é algo TOTALMENTE diferente da que nós podemos ter, mesmo terminando a mesma distância. Ele "simplesmente" é um atleta de curta distância que, resolveu correr a Maratona da Olimpíada de Helsique "no improviso" e levou o ouro, na sua primeira experiência de correr 42,195 Km de forma ininterrupta. Ou seja, pensando friamente, nós maratonistas aqui não somos os "diferenciados", mas "os outros homens" desta frase.

    Outra frase mal entendida é aquela atribuida ao Barão de Coubertin: "O importante é participar". O que muitos, no mundo todo, não sabem, é que o significado original da frase é: "O importante é participar de UMA OLIMPÍADA". Ou seja, o Barão estava valorizando todo o esforço dos atletas que suaram e choraram sangue para estarem na Olimpíada e isso sim, já era uma vitória.

    O pior de todos, que eu vi até o momento, é o "A dor é momentânea (...) se eu desistir, perco a eternidade", de Lance Armstrong. Este nem vou comentar, pois o Jorge já falou tudo.

    Enfim, o que eu quis dizer depois de muita enrolação é que nós não somos "elite" nas corridas e, desde que tenhamos plena consciência disso, nós também temos o direito de desenhar nossas metas, nos esforçar para atingí-las e sentir o prazer da "superação", embora eu não goste deste termo. Mas quando não dá, temos que enxergar que nas nossas vidas, o grau de "prioridade" das corridas não é tão elevado como no caso dos atletas de elite.

    Por último, uma adaptação da sábia frase de um amigo meu, sãopaulino fanático como eu, cuja frase original foi dita em pleno momento de hegemonia futebolística recente do Tricolor Paulista. Eu apenas troquei "ser sãopaulino", por "você conseguir completar 42,195 Km". "Se você se acha superior a outra pessoa apenas pelo fato de você conseguir completar 42,195 Km, parabéns, você é um completo imbecil".

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  3. e ai jorge!!? eu, como atleta amador, faco do esporte um prazer, estilo de vida, oportunidade de manter a boa forma e a saude (principalmente) la em cima! tenho plena consciencia dos meus limites e ate hj nunca os ultrapacei. continuo aqui, acompanhando seu blog pois tem muito conteudo interessante e que me agrada. espero mais fotos e noticias das suas proximas corridas! semana que vem vou fazer minha inscricao pra meia maratona do rio e pra volta da pampulha... nao vejo a hora de participar novamente de outras provas...
    t+

    ResponderExcluir
  4. Valeu por lembrar do meu nome, Jorge. Tu que nos serve como grande incentivador às corridas com os teus exemplos de superação.

    E por falar em correr, vamos treinar para a Nike+ Human Race (a nova cara da Nike 10k Run Americas, que muitos já conheciam) nesse sábado?

    http://www.nike10k.com.br/blog/2008/07/10/nike-human-race-venha-treinar-com-a-gente/

    Além dos treinos serem gratuitos e abertos para qualquer um, o pessoal da 4any1 vai estar lá o tempo todo supervisionando os corredores.

    Te espero, J.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Jorge,
    Agradeço pela lembrança ao meu nome e como disse o colega Paulo Massa, parabéns por sua posição de elevado destaque no ranking brasileiro de Maratonistas !
    CongratulaçÕes !
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  6. Grande Jorge!!!

    Nos encontramos no domingo no Aterro, valeu?

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Fala Jorge! Vi seu comentário no site do Namiuti. Quer dizer que somos "cobaias"? kkkk que tal esse relato então? É do ano passado: http://hideakirunner.zip.net/arch2007-08-01_2007-08-15.html (Rio das Pedras). Já atualizei meu relato da prova 9 de Julho. Obrigado pela visita. Abraço, e bom revezamento!

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista