sexta-feira, 2 de maio de 2008

Revista VIVA

Atenção corredores vocês conhecem esta revista acima? Ela circulou nos anos 80, quando o booom das corridas começaram a crescer, principalmente aqui no Rio de Janeiro. Os corredores mais antigos tiveram a oportunidade de conhece-la, só é uma pena que ela não circula mais, ela era editada pela Editora do Jornal do Brasil. Estava Eu num SEBO daqui do Rio de Janeiro procurando livros sobre corridas e de repente me deparei com essa Revista e achei alguns exemplares 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17,18, 19, 20, 23, 24 e 25, imediatamente comecei a folhear uma destas revistas e acabei comprando esses exemplares acima, tentarei postar aqui no meu Blog algumas matérias e fotos que saíram nela, conversei com alguns amigos corredores antigos e eles me falaram que essa revista era muito boa na época e que muitos sentem a saudade delea e alguns me pediram alguns exemplares emprestados para ler e o engraçado que a Maratona do Rio de Janeiro à largada era no Sábado à tarde e nessa Maratona chegava a dar 6.000 mil corredores. Gostaria de saber também aonde andam muitos corredores dessa época, alguns eu ainda encontro pelas corridas, como por exemplo José Baltar que na época era corredor de Elite e não corre mais treina os corredores da Guarda Municipal e o Militar da Marinha Palmireno que também não corre mais e virou treinador. Também nessa época muitos estrangeiros viam correr essa Maratona como por exemplo: Greg Meyer, BilL Rodgers, Dawn Webb e Katty Molitor. Que época de ouro boa era essa hein.
NOTA: Espero que no futuro as seguintes Revistas Contra Relógio, Superação e O2 não acabem e continue a informando os corredores.

18 comentários:

Carlos Lopes disse...

Olá Amigo

Adorei esse post, descreves as coisas como um verdadeiro apaixonado pelas corridas.

CORREDOR " X " disse...

Eu colecionava elas.......sumiram.
Davam de DEZ nas de hoje

luciane disse...

Eita.... já comprou quase a coleção toda de uma vez só...rs...
Agora ninguém segura o homem!!! rs...
bacana, ve se dá algumas diquinhas legais que vc achar na revista....

abraços

Gustavo disse...

parabéns pelo seu blog.. muito legal pros amantes da corrida como nós. e o principal: sempre atualizado com comentários e assuntos interessantes. mais uma vez, parabéns!

Ricardo Hoffmann disse...

Grande achado Jorge. Tb postarei minhas aventuras pelo sebo em breve. Aguardamos relatos dessa época de ouro. abração

G.M. disse...

Jorge,
Muito bacana este post.
Parabéns pelos achados "arqueológicos" de grande valia !
Muito legal, mesmo!
Ass.: Guilherme.

TAXIDOOR disse...

eu também colecionava esta revista...Do tempo da Maratona Atlantica Boa Vista /Jornal do Brasil (Hoje MARATONA DO RIO)..Corrida da Ponte (Rio/Niteroi)...corredores como Jose Baltar, Benedito Porto, Eloi, João da Mata...
Epoca de ouro e incrementação das corridade de rua no brasil...

Jose Inacio Werneck, jornalista e apaixonado por corridas era o editor...em muito ele colaborou para o crescimento das corridas de rua no Brasil...

TAXIDOOR disse...

Aí Jorge , citei os atletas masc da epoca de ouro das corridas e não posso deixar de mencionar as tb as musas: lembra da Katy Molitor, Angelica do São Paulo...as mulheres tb fizeram historia nas corridas dos anos 80...

Quem se lembra do tenis "power turbo", cara, era a "ferrari da epoca, um dos unicos tenis nacionais ...tinha o adidas Marathon( alguém se lembra? pesado pra caramba...)

Pois é , recordar é viver...bons tempos...

Abraços, (deixa eu sair que vou fazer um "longuinho "agora cedo de 21 km...)

Anônimo disse...

Bons tempos, na epoca trabalhava no JB (1977 a 1999). Em 1983 entrei para equipe da empresa me dediquei as corridas de rua. Acabei sendo um dos atletas da VIVA PROMOÇÕES ESPORTIVAS - REVISTA VIVA. CORRI AS MARATONAS DO RIO DE 1983,1984,1985,1986,1987,1988 participava das meias maratonas da PONTE RIO NITEROI dentre tantas outras corridas chegando a ser Atleta Federado pela Faculdade. A REVISTA VIVA fez parte da minha história.

gutojapao disse...

Estava procurando alguma informação sobre o José Baltar e encontrei seu blog. Sou da época do taxidoor (deve ser quarentão como eu...); lembro de tudo que ele relatou. Naquela época tinha corrida quase todo fim de semana, a São Silvestre era à noite, tinha mais emoção, acredito.

Anônimo disse...

Vivi intensamente essa época. Participei de maratonas, corridas da ponte, corridas do carnaval, treinos, aos sábados, para as maratonas.
Colecionava a Viva e usei o Power Turbo e o Marathon Trainer. Quantas saudades!

marina disse...

Ola! Além de corredora e jornalista, eu faço mestrado e estudo as revistas de corrida de rua. Por isso estou em busca das edições da Viva e perdendo o cabelo por causa disso rsrs. Gostaria de deixar um pedido aqui, se possível. Se alguém puder me vender/emprestar ou ao menos tirar um xerox, eu seria MUITO grata. Ou alguma informação de um sebo onde elas são encontradas. MUITO OBRIGADA! marina@corremundo.com.br

Anônimo disse...

Oi Jorge, meu nome é Juarez, sou corredor dessa época e continuo correndo. E não perdia uma edição da viva - bons tempos !

Sidney Lima disse...

Sidney Lima !! olá caro amigo !! Sou contenporaneo das corridas dessa espoca maravilhosa !Tb era corredor de rua e maratonista . Eu era assinante da revista(viva) e possuo varios exmplares !! Preciso somente procura los na minha garagem !! tempo bom.

Anônimo disse...

Russo, da Marinha do Brasil ganhoiu a meia de 1987, atualmente serve no arsenal de marinha

Andréia Benedetti disse...

Fui corredora nesta época...corri pela ticiano , Lojas Sir, CB, etc...meu técnico era o Filé....era corredora do Flamengo..(Andréia dos Santos Ribeiro)

Anônimo disse...

Jorge, meu nome é José Adriano dos Santos, eu corrir as Maratonas do Rio em 1985/86 e 87. Gostaria de saber se tem como resgatar as fotografia de chegada dessas provas.
Pois eu perdir as minhas com o tempo.
Forte abraço.
e-mail: mrdriw@hotmail.com

P911 disse...

CARA ,NA ÉPOCA EU INICIAVA NO ATLETISMO DO VASCO , E ESSA REVISTA ERA TUDO PRA TODO CORREDOR ,FOSSE ELE DA ELITE OU NOVATO ; ESTÁS DE PARABÉNS , FIQUEI ATÉ EMOCIONADO, ANOS BONS ERAM AQUELES...