quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

"TRAVESSIA"

Olá amigo(a)s vocês já ouviram a seguinte FRASE abaixo:
BOTE O PÉ NA ESTRADA E FAÇA SUA TRAVESSIA
Pois é, eu já ouvi... Estou escrevendo esse relato, porque fui agradecer a visita da Blogueira MS HARKINS http://www.msharkins.blogspot.com/ e lá no Blog dela está relatando, que visitou vários Blogs brasileiros de corredores e sentiu semelhanças em todos e o dela é diferente, deve ser pelo fato de nós falarmos somente de corrida e ela disse também que achou “ESTRANHO É QUE NENHUM DELES (BLOGS) MENCIONA QUALQUER BARREIRA PSICOLÓGICA PARA SER EXECUTADO”. Bom já que a MS HARKINS falou sobre PSICOLOGIA na corrida estou divulgando o livro abaixo: TRAVESSIA (Porque a vida é uma grande travessia).

Do Autor Maratonista e Psicólogo Antônio Presídio Neto

Para quem quiser treinar a sua mente para a corrida, esse livro é ótimo, já li e reli várias vezes e ele me ajudou muito nas corridas e inclusive na época que eu comprei este livro o autor autografou o livro, vejam abaixo.

Sobre o Livro:

O livro Travessia retrata a experiência do autor, se submetendo a 1 ano de treinamento em natação, visando sua participação na maior competição em mar aberto do país: A Travessia Mar Grande/Salvador – 12Km.
Toda essa vivência, lhe rendeu, não só um grande aprendizado para seus trabalhos na área do esporte, como também, uma riqueza de ensinamentos da vida.
- A Coragem de arriscar.
- O Objetivo bem definido.
- A Determinação.
- A Disciplina.
- A Auto-estima.
- ...Enfim, a conclusão de que a Vida é uma Grande Travessia.

Esse livro convida você a botar o “Pé na estrada” e experimentar as inúmeras Travessias que a vida oferece.

Abaixo seguem alguns trechos do Livro:

- O atleta precisa estar isento de qualquer fator externo que possa comprometer o seu emocional. Principalmente às vésperas de uma competição. Já existe uma série de fatores emocionais de que ele precisa dar conta, na sua rotina diária. Se fatores outros surgem, vão seguramente comprometer a sua paz interna. É preciso que haja uma vigilância constante em proteção desse bem-estar. Alguns fatores externos podem ser evitados, outros não. Mas mesmo não podendo ser evitados, você têm como enfrentá-los com menos sofrimento, desgastando-se menos, economizando, energia.

- Ficar vivendo a prova um mês antes, uma semana antes, um dia antes... é consumir uma energia que poderia ser poupada para as braçadas ou pedaladas finais de uma competição.

- Quando você se deparar com alguma dificuldade...Cuidado!!! Aí está a oportunidade de justificar o seu fracasso. É nessa hora que a Sabotagem pode ser acionada, e quando você menos perceber, já estará usando sua “máscara” oportuna e favorita.

- A participação da família no apoio e, principalmente, na compreensão da rotina de um atleta, é pura e simplesmente um gesto de amor. É um amor incondicional, Porque a doação é constante.

- “Treinar o não desistir é de fundamental importância para competições de longa distância e para muitas situações na vida, quando se faz necessário RESPONDER. A capacidade de resistir ao treinamento forte e às dificuldades do mesmo, são memorizados e terão reflexos positivos nas competições e na vida”.

- “Cumprir toda a série de treinos e treinar bem representa para o atleta a certeza do seu condicionamento. Isso gera Auto-confiança e com isso serenidade e paz (CENTRAMENTO).

- “Quando vemos no outro a fé, nossa fé é reacendida. Quando vemos no outro a luta, nosso poder é ativado. Quando vemos no outro a vitória, nossas esperanças se manifestam”.

Na foto abaixo é o Antônio em três situações:

- Na primeira foto é ele na Praia de Inema: Na primeira Travessia do Circuito na Bahia;
- Na segunda foto ele está atendendo em seu consultório de psicologia; e
- Na terceira foto ele está na Corrida Rústica de 25Km em Aracaju.

Bom para quem desejar adquirir esse livro ele foi editado pela Editora Artes em Palavras no ano de 2003. Contatos do autor: E-mail presidio@projetosemente.com.br Telefone de contato (71) 3341-0978.

P.S.: Taí o motivo do TÍTULO da frase lá em acima no meu Blog, então lhe convido você também a botar o seu pé na estrada para juntos fazermos essa linda travessia. E já que você veio aqui não esqueça de deixar o seu comentário abaixo.

6 comentários:

  1. Jorge, adorei o texto sobre TRAVESSIA. Vou correr para adquirir este livro principalmente porque se passa alguma parte na Bahia. Isto me chamou mais ainda a atenção como boa baiana. Agradeço sobremaneira a dica. Vou mandar pro seu e-mail meu endereço e telefones, ok? Não vejo a hora de receber o filme. ADORO tudo sobre corridas, sou fissuradona mesmo...rsrs Obrigada pela visita e comentário no meu BLOG.
    Um ótimo final de semana pra vc e sua família.
    Bjão,
    Sandrinha

    ResponderExcluir
  2. Jorge,

    valeu pela dica! Vou procurar esse livro por aqui. E tens razão... escrevi alguns posts por causa de alguns visitantes ;-)

    Bom fim de semana!
    Abç

    ResponderExcluir
  3. Amigo Jorge

    claro que deixo o meu comentário, acho esse livro bem interessante, obrigado por o trazer ao nosso conhecimento.
    Desejo-lhe bons treinos e boas corridas, também boas caminhadas com a esposa e sua filha.
    Um bom fim-de-semana.

    ResponderExcluir
  4. Tudo beleza Jorge? Brigado pela mensagem no meu blog...sabia que viajei com o Marcio de aviao de SP pra Atlanta agora em Janeiro na ida pra Arrowhead Ultra no gelo e eu voltando pra casa depois da BR135. Falei com Marcio por telefone antes da prova e no dia depois que ele teve que parar por causa de hypothermia no pe. Ele tava muito chateado mas disse que valeu a experiencia.

    ResponderExcluir
  5. Olá meu amigo,

    eu estou lendo o "Semente da Vitória" do Nuno Cobra, que estou adorando... muito bom... e fala sobre a força do pensamento positivo e na capacidade que tem na evolução no dia-a-dia em geral.

    Mas valeu pela dica, vou colocar na minha lista de livros para ler.

    Abvs

    ResponderExcluir
  6. Obrigado ao Jorge e ao Wladimir pelas sugestões de leitura. Valeu!

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista