terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

EXAMES DE ROTINA

Olá amigo(a)s, vou levantar uma questão aqui muita séria, entra ano e sai ano e muitos atletas correm e nem sequer dão valor para sua saúde e muitos pensam que é só calçarem um par de tênis e saírem por aí correndo e que está tudo bem e nem fazem os EXAMES DE ROTINA. Eu mesmo já constatei isso com alguns atletas. Por exemplo eu anualmente faço todos os exames para ver se a minha saúde está boa e hoje eu acabei de fazer os exames, vejam abaixo eu fazendo, bom se você não costuma fazer checkup CUIDADO!!! É bom você rever os seus conceitos. Vejam abaixo os exames que todos os atletas devem fazer:

1 - Fazer um check-up geral da boca no dentista, se possível tirar um raio x da arcada dentária: Muitos devem falar para que ir ao dentista, aí eu digo que é importante sim, se a pessoa tiver com uma pequena cárie nos dentes ou precisa de fazer um canal, pode influenciar sim e pode comprometer o seus rendimentos na corrida, então vá ao dentista;
2 – Fazer exames de Hemograma completo de URINA e SANGUE:
- para ver se na urina está saindo sangue, a olho nu não da para ver, só através do miscroscópio no laboratório e outros exames;
- o exame de fezes é para ver também se está saindo sangue e se está com vermes (No caso de vermes o atleta ingere as comidas e vitaminas e os vermes tira todas as vitaminas das pessoas e as vezes os corredores podem ficar até com anemia, também no sangue verifica-se o colesterol se está ruim ou bom, verifica os triglícerídios e etc..

3 – Ir a um Cardiologista: Para se consultar e fazer o exame de esteira; e
4 – Ir a um ortopedista se possível também para fazer exames e etc..

OBS 1: O médico me disse quando o atleta que ao fazer os exames de urina e fezes, ficar no mínimo 3 a 5 dias sem correr (por causa do impacto que a corrida causa) e nesses dias beber bastante água.

OBS 2: Então amigos o que vocês estão esperando, vamos lá faça que nem eu, façam uma visita ao médico e façam os exames acima.


OBS 3: Bom meus amigo(a)s hoje de manhã terminei a bateria de exames acima e hoje mesmo já voltei a treinar e fiz 13KM para 56 minutos.

11 comentários:

  1. Nem vou fazer Exames, o medico vai falar " Rapaz, deixa de fumar".

    ResponderExcluir
  2. Jorge,

    valeu pela dica da medalha! É sempre bom lembrar sobre a necessidade dos exames para atletas, muitos se esquecem desse detalhe, até mesmo quem acha que certos exercícios são inofensivos ao coração. Essa semana mesmo morreu uma mulher numa academia. A notícia apareceu em vários sites.
    Eu vou fazer meus exames essa semana e já estou bem atrasado, pois não faço há 1 ano e meio!
    É isso aí, bons treinos!
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Vim conferir seu blog. Muito bacana!
    Sou como você, exame todo ano. Não dá pra bobear.
    Um beijo e até breve!

    ResponderExcluir
  4. Ah, pode deixar que virei aqui seguido pra dar uma conferida nas novidades. E também pra ver as postagens mais antigas. Hoje olhei rapidinho porque estou cheia de trabalho e viajo amanhã.
    Um beijo e até breve!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse post. È incrível como tem atleta que ainda insiste em não afzer exames médicos, talvez por se achar jovem demais ou por achar que é saudável porque não sente nada.
    Eu sempre faço meus exames.. todos...com saúde não se brinca!

    abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá Jorge!

    REAPARECI! hehe

    Estou meio parado com a corrida mas em breve voltarei com tudo!

    Boa a dica deste post. Preciso fazer um check-up novamente!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Jorge

    é sempre bom relembrar a necessidade de fazer exames médicos períódicos, costumo fazer.
    Também quem começa não o deve fazer sem primeiro passar por uma consulta e por esses exames médicos.
    E como vao isso de corridas?
    Desejo continuação de bons treinos e um excelente fim-de-semana.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Gde. Jorgão, vc é o cara, é isso ai meu amigo, todos devemos ter essa conciencia e realizar mesmo os examames por vc citado, valeu e não se esqueça esse ano ainda vamos correr juntos, segue um abraço, ahhh e minha futura amiga corredora a Bruninha como esta? made a ela um abraço do amigo aqui de SP...Regis

    ResponderExcluir
  9. Pois é, Jorge, exames de rotina sempre! Eu quem o diga! Fui salva muitas vezes pelos exames de rotina! Mas obrigada pelas informações, sempre! Muito interessante o seu blog!
    Qto ao meu chefe ficar me vigiando do outro lado da academia, realmente é muito engraçado, pois ele tb corre na esteira à noite. Outro dia ele quis saber em que velocidade eu corria na esteira e por quantos minutos. Muito engraçado! Rsrsrs. Obrigada! Até mais.

    ResponderExcluir
  10. Excelentes dicas meu amigo Jorge!!

    É isso aí.. como a Lúcia disse.. não pode bobear..

    parabéns pela iniciativa de divulgar e fazer esta "mini-campanha" pelo orkut e pelo Blog..

    É de extrema importância!

    abraço!

    ResponderExcluir
  11. Que tipos de exames ortopédicos um corredor deve fazer?

    ResponderExcluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me mande um e-mail para jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista