terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

EXAMES DE ROTINA

Olá amigo(a)s, vou levantar uma questão aqui muita séria, entra ano e sai ano e muitos atletas correm e nem sequer dão valor para sua saúde e muitos pensam que é só calçarem um par de tênis e saírem por aí correndo e que está tudo bem e nem fazem os EXAMES DE ROTINA. Eu mesmo já constatei isso com alguns atletas. Por exemplo eu anualmente faço todos os exames para ver se a minha saúde está boa e hoje eu acabei de fazer os exames, vejam abaixo eu fazendo, bom se você não costuma fazer checkup CUIDADO!!! É bom você rever os seus conceitos. Vejam abaixo os exames que todos os atletas devem fazer:

1 - Fazer um check-up geral da boca no dentista, se possível tirar um raio x da arcada dentária: Muitos devem falar para que ir ao dentista, aí eu digo que é importante sim, se a pessoa tiver com uma pequena cárie nos dentes ou precisa de fazer um canal, pode influenciar sim e pode comprometer o seus rendimentos na corrida, então vá ao dentista;
2 – Fazer exames de Hemograma completo de URINA e SANGUE:
- para ver se na urina está saindo sangue, a olho nu não da para ver, só através do miscroscópio no laboratório e outros exames;
- o exame de fezes é para ver também se está saindo sangue e se está com vermes (No caso de vermes o atleta ingere as comidas e vitaminas e os vermes tira todas as vitaminas das pessoas e as vezes os corredores podem ficar até com anemia, também no sangue verifica-se o colesterol se está ruim ou bom, verifica os triglícerídios e etc..

3 – Ir a um Cardiologista: Para se consultar e fazer o exame de esteira; e
4 – Ir a um ortopedista se possível também para fazer exames e etc..

OBS 1: O médico me disse quando o atleta que ao fazer os exames de urina e fezes, ficar no mínimo 3 a 5 dias sem correr (por causa do impacto que a corrida causa) e nesses dias beber bastante água.

OBS 2: Então amigos o que vocês estão esperando, vamos lá faça que nem eu, façam uma visita ao médico e façam os exames acima.


OBS 3: Bom meus amigo(a)s hoje de manhã terminei a bateria de exames acima e hoje mesmo já voltei a treinar e fiz 13KM para 56 minutos.

11 comentários:

Carlos Lopes disse...

Nem vou fazer Exames, o medico vai falar " Rapaz, deixa de fumar".

Thiago Rolemberg disse...

Jorge,

valeu pela dica da medalha! É sempre bom lembrar sobre a necessidade dos exames para atletas, muitos se esquecem desse detalhe, até mesmo quem acha que certos exercícios são inofensivos ao coração. Essa semana mesmo morreu uma mulher numa academia. A notícia apareceu em vários sites.
Eu vou fazer meus exames essa semana e já estou bem atrasado, pois não faço há 1 ano e meio!
É isso aí, bons treinos!
abraço

Lúcia Brito disse...

Oi!
Vim conferir seu blog. Muito bacana!
Sou como você, exame todo ano. Não dá pra bobear.
Um beijo e até breve!

Lúcia Brito disse...

Ah, pode deixar que virei aqui seguido pra dar uma conferida nas novidades. E também pra ver as postagens mais antigas. Hoje olhei rapidinho porque estou cheia de trabalho e viajo amanhã.
Um beijo e até breve!

luciane disse...

Muito bom esse post. È incrível como tem atleta que ainda insiste em não afzer exames médicos, talvez por se achar jovem demais ou por achar que é saudável porque não sente nada.
Eu sempre faço meus exames.. todos...com saúde não se brinca!

abraços

Andres Lopez disse...

Olá Jorge!

REAPARECI! hehe

Estou meio parado com a corrida mas em breve voltarei com tudo!

Boa a dica deste post. Preciso fazer um check-up novamente!

Abraço!

António Almeida disse...

Jorge

é sempre bom relembrar a necessidade de fazer exames médicos períódicos, costumo fazer.
Também quem começa não o deve fazer sem primeiro passar por uma consulta e por esses exames médicos.
E como vao isso de corridas?
Desejo continuação de bons treinos e um excelente fim-de-semana.
Um abraço.

amocorrer disse...

Gde. Jorgão, vc é o cara, é isso ai meu amigo, todos devemos ter essa conciencia e realizar mesmo os examames por vc citado, valeu e não se esqueça esse ano ainda vamos correr juntos, segue um abraço, ahhh e minha futura amiga corredora a Bruninha como esta? made a ela um abraço do amigo aqui de SP...Regis

Mayumi disse...

Pois é, Jorge, exames de rotina sempre! Eu quem o diga! Fui salva muitas vezes pelos exames de rotina! Mas obrigada pelas informações, sempre! Muito interessante o seu blog!
Qto ao meu chefe ficar me vigiando do outro lado da academia, realmente é muito engraçado, pois ele tb corre na esteira à noite. Outro dia ele quis saber em que velocidade eu corria na esteira e por quantos minutos. Muito engraçado! Rsrsrs. Obrigada! Até mais.

Luis Tadeu disse...

Excelentes dicas meu amigo Jorge!!

É isso aí.. como a Lúcia disse.. não pode bobear..

parabéns pela iniciativa de divulgar e fazer esta "mini-campanha" pelo orkut e pelo Blog..

É de extrema importância!

abraço!

Pantera Cor de Rosa disse...

Que tipos de exames ortopédicos um corredor deve fazer?